Clique e assine com até 75% de desconto

Longa Duração: quem desvendará o misterioso tranco no câmbio do VW Virtus?

Sedã chega à segunda metade de sua jornada de 60.000 km com maratona de viagens e nova revisão. Entre muitos elogios, câmbio incomoda

Por Péricles Malheiros Atualizado em 27 nov 2019, 12h10 - Publicado em 26 mar 2019, 07h00
Virtus na Represa do Funil, em Itatiaia (RJ) Henrique Rodrigues/Quatro Rodas

O editor Péricles Malheiros foi com o Volkswagen Virtus de São Paulo a Sobradinho (DF).

“Ele é o 28º carro de Longa Duração com o qual faço essa viagem. Esperto nas retomadas, permitiu ultrapassagens com segurança. Mas não há mágica. Em velocidades mais altas, o baixo deslocamento volumétrico do motor 1.0 TSI cobra a conta, com o fim do fôlego chegando mais precocemente”, relata.

O repórter Henrique Rodriguez e o piloto de teste Eduardo Campilongo foram ao Rio de Janeiro (RJ) em momentos distintos.

“Senti falta de alças no porta-malas na hora de arrumar compras de supermercado”, diz Henrique. Já Edu criticou o câmbio, que já havia sido motivo de reclamações antes: “A quarta, quando entra, dá um tranco. É leve, mas incomoda”.

Aos 30.000 km, o Virtus foi para a Sorana, onde passou pela terceira revisão – a última dentro do plano de gratuidade da Volks. Assim, pagamos só pelos extras: filtro de cabine (R$ 51,20) e alinhamento e balanceamento (R$ 100,80).

Sobre os trancos no câmbio, nada: “O computador não encontrou nada de errado na varredura que fizemos no sistema que controla a transmissão”, disse o consultor.

  • Volkswagen Virtus – 31.385 km

    Consumo

    • No mês: 12,1 km/l com 13% de rodagem na cidade
    • Desde jun/18: 11,8 km/l com 24,4% de rodagem na cidade

    Ficha técnica

    • Versão: Highline 200 TSI
    • Motor: 3 cilindros, dianteira, turbo, injeção direta, transversal, 999 cm3, 12V, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 mkgf a 2.000 rpm
    • Câmbio: automático, 6 marchas
    • Combustível: flex (gasolina)
    • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.440
    • Revisões (até 60.000 Km): R$ 1.820
    • Gastos do mêsCombustível: R$ 2.373
    • Alinhamento: R$ 101
    • Filtro: R$ 51
    Continua após a publicidade
    Publicidade