Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Longa Duração: Volkswagen Virtus vive aos trancos

Baseado em um sistema com conversor de torque, o câmbio do Virtus recebeu crítica de dois motoristas em menos de 30 dias

Por Péricles Malheiros 10 dez 2018, 15h29
Trocas de marcha são bem marcadas Christian Castanho/Quatro Rodas

Tanto o colaborador Guilherme Fontana quanto o repórter Herique Rodriguez dirigiram o Virtus na cidade e na estrada. E ambos se queixaram do funcionamento do câmbio automático.

“A calibração parece priorizar quem aprecia uma tocada mais forte, na qual as trocas de marcha são claramente percebidas pelo motorista. Mas, sob condução tranquila, sinto saudade do trabalho suave do câmbio do Cruze.

As mudanças eram quase imperceptíveis”, diz Henrique, se referindo ao sedã da Chevrolet que também passou pelo Longa Duração e foi desmontado em janeiro de 2018.

Guilherme também se sentiu incomodado ao dirigir o Virtus na cidade, mas por conta da calibração do creeping, recurso que detecta que o carro está parado e evita aquela sensação de que o carro está “querendo andar” por conta própria, obrigando a aplicação de mais força sobre o pedal do freio. “Ao tirar o pé do freio, falta cadência na aceleração. Então, no anda e para, quando você alivia o pedal, o Virtus se aproxima muito rápido do carro da frente”, diz.

Volkswagen Virtus – 9.446 km

    Consumo

    • No mês: 12,2 km/l com 31,6% de rodagem na cidade
    • Desde jun/18: 11,6 km/l com 32,1% de rodagem na cidade
    • Combustível: R$ 1.326

    Ficha técnica

    • Versão: Highline 200 TSI
    • Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12V, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 mkgf a 2.000 rpm
    • Câmbio: automático, 6 marchas
    • Combustível: flex (gasolina)
    • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.875
    • Revisões (até 60.000 Km): R$ 1.820

     

    Continua após a publicidade


    Publicidade

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

    Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

    MELHOR
    OFERTA

    Digital

    Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

    Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


    a partir de R$ 9,90/mês

    ou

    30% de desconto

    1 ano por R$ 82,80
    (cada mês sai por R$ 6,90)

    Impressa + Digital

    Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

    Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

    Comparativo entre os principais modelos do mercado.

    Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

    Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

    a partir de R$ 12,90/mês