Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Longa Duração: Nova Fiat Strada já tem mudanças no plano de revisões

Fiat Strada chega à revisão dos 10.000 km com uma constatação: a capota marítima não veda a caçamba totalmente

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 5 jul 2021, 23h38 - Publicado em 6 jul 2021, 08h00
Longa Duração Fiat Strada
Consultor desinfeta o carro ao fazer o check-list Eduardo Campilongo/Quatro Rodas

Uma coisa legal da Fiat Strada Volcano é que ela não obriga o comprador a adquirir acessórios. Santantônio, protetor de caçamba e capota marítima são instalados na fábrica. Isso não evita, porém, um antigo problema das picapes: a vedação deficiente da capota de vinil, quando chove.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Ao deixar nossa Strada na concessionária Ventuno da Vila Leopoldina, em São Paulo, o consultor logo aplicou uma espécie de desinfetante nas principais áreas de contato da carroceria e do interior do carro para evitar a disseminação da Covid-19. É uma atitude sempre válida.

No atendimento, pedimos a verificação da cobertura da caçamba e também de um novo barulho na suspensão dianteira, além da inspeção do filtro antipólen, que seria pago à parte caso a troca fosse necessária.

A Strada teve mudanças no plano de revisões na virada do modelo 2020/2021 (como o nosso) para o 2021/2021. Nos mais antigos, a primeira revisão prevê trocas do óleo do motor, do filtro de óleo e do filtro de ar do motor por R$ 316.

Continua após a publicidade

Para os mais novos, é realizada apenas a troca de óleo e a verificação (não a troca) do filtro de ar, que passou a ser feita a cada 20.000 km. De acordo com a Fiat, sua área técnica concluiu que a peça é eficiente por mais tempo. Mas o serviço ficou mais caro, R$ 412, pois a mão de obra deixou de ser gratuita.

Nosso carro foi entregue com o filtro de ar do motor trocado, assim como o filtro antipólen (R$ 54 + R$ 80 de mão de obra), que já estava sujo. Com o serviço de alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus (R$ 180), essa parada custou R$ 620.

  • Quanto aos pedidos de verificação, o técnico disse ter eliminado o barulho da suspensão dianteira com o reaperto no conjunto. Mas, em relação à capota marítima, não tem jeito: “Vai entrar água em todas, inclusive nas Toro”, avisou o funcionário.

    Na checagem após a revisão, na Fukuda Motorcenter, o serviço da concessionária quase foi aprovado. “Os filtros foram substituídos, mas  o rodízio, que passa as rodas traseiras para a frente cruzando, não foi feito”, disse o técnico Fábio Fukuda.

    Nova Fiat Strada – 10.137 km

    Ficha técnica:
    Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
    Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões:
    Até 60.000 km – R$ 3.536
    Gastos no mês: Combustível:  R$ 1.831
    Revisão: R$ 316
    Filtro:
    R$ 134
    Alinhamento:
    R$ 180   
    Consumo: No mês: 11,8 km/l com 34% de rodagem na cidade
    Desde fev/21: 11,6 km/l com 32,8% de rodagem na cidade
    Combustível: flex (gasolina)

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Continua após a publicidade
    Publicidade