Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: erros e acertos das centrais de Tiggo 5X, Onix e Outlander

Centrais multimídia ganharam destaque e representatividade nos últimos anos. Resolvemos, então, analisar o funcionamento das telas dos carros da nossa frota

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 dez 2020, 07h00
Longa duração centrais multimídia
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A relevância das centrais multimídia na hora da escolha do carro novo vem crescendo junto com o número de funcionalidades e de responsabilidades depositadas na tela no console central.

Se até pouco tempo reproduzir músicas e atender chamadas via Bluetooth bastavam, e o navegador GPS era desejável, hoje isso foi legado à conectividade com os smartphones dos passageiros.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Em compensação, as telas cresceram, ficaram mais práticas e ganharam funções. Dos três carros da frota atual, apenas o Outlander não permite ter seu ar-condicionado controlado pela tela. No caso do Caoa Chery, algumas funcionalidades só são acessíveis pelo visor, como a ativação do compressor de ar-condicionado. E olha que o climatizador é apenas digital, mas não automático.

O que também é curioso é que as centrais multimídia evoluem mais rápido que o próprio carro. Tiggo 5X e Chevrolet Onix Plus foram lançados em 2019 e já têm novas telas.

Continua após a publicidade

Caoa Chery Tiggo 5X

Longa Duração centrais multimidia outlander tiggo onix (3)
Tentamos usar o sistema Cloud Drive da Chery, mas não saiu desta tela (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Alguns sistemas foram feitos para ser divulgados, mas não para ser usados. A central multimídia de 9 polegadas do Chery Tiggo 5X 2020, como o nosso, é compatível com Apple CarPlay, mas não com Android Auto.

Longa Duração centrais multimidia outlander tiggo onix (4)
Central comanda equipamentos do carro, além de exibir imagens da câmera de ré (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para os usuários do sistema do Google, resta fazer o espelhamento da tela do smartphone. Não é fácil: entre no modo de desenvolvedor do aparelho, libere a depuração USB e instale o app QDrive transferido para seu aparelho. Fizemos isso em um Samsung S20 e não funcionou. Também não faria muita diferença, pois o espelhamento é bloqueado com o carro em movimento.

Longa Duração centrais multimidia outlander tiggo onix (5)
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A central em si não é ruim. É rápida e também controla o ar-condicionado e funções do carro, ainda que o acesso aos ajustes seja feito por um botão isolado no console. A Caoa Chery mudou um pouco o sistema para a linha 2021, quando recebeu compatibilidade com Android Auto.

Chevrolet Onix Plus

Longa Duração centrais multimidia outlander tiggo onix (10)
Botões físicos facilitam a operação da central multimídia MyLink no dia a dia (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Q uem comprar um Chevrolet Onix Plus 2021 levará a central MyLink com tela de 8 polegadas e integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. No nosso carro, comprado há menos de um ano, a integração ainda é por fio, mas o que chama atenção é o nível de integração com o carro.

Longa Duração centrais multimidia outlander tiggo onix (11)
Central tem controles redundantes do ar-condicionado, além de rede Wi-Fi (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ao fazer ou receber uma chamada com o ar-condicionado no máximo, por exemplo, o carro reduzirá sozinho a velocidade da ventilação para evitar ruídos. A rede Wi-Fi 4G, ainda que dependente de uma mensalidade, realmente tem sinal reforçado nas mais longínquas estradas. Além disso, a interface é simples e rápida.

Continua após a publicidade
Longa Duração centrais multimidia outlander tiggo onix (12)
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Só não dá para aceitar a falta de um controle de intensidade do brilho da tela realmente efetivo. Pode-se alternar entre modo dia, noite e automático, mas a variação é imperceptível. À noite, esse brilho na cara dos ocupantes gera um incômodo que poderia ser facilmente evitado.

Mitsubishi Outlander

Longa Duração centrais multimidia outlander tiggo onix (8)
Central é pequena para o tamanho do carro, mas até é bastante funcional (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Uma das atrações destacadas para a nova central VW Play, lançada pelo Nivus, é a possibilidade de rodar aplicativos. A central do Outlander não é tão grande ou moderna, mas também permite fazer isso se puder se conectar a uma rede Wi-Fi.

Longa Duração centrais multimidia outlander tiggo onix (6)
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

E funciona bem. Testamos com Waze e Spotify instalados na própria memória da central e conectada à rede roteada pelo smartphone e só houve lentidão nos primeiros momentos. Mas o uso de Android Auto e Apple CarPlay ainda é mais conveniente, mesmo que a única porta USB do carro fique escondida dentro do apoio de braço central.

Longa Duração centrais multimidia outlander tiggo onix (7)
É possível conectar o smartphone ou instalar aplicativos como Waze e Spotify (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A integração com o veículo é limitada. Um dos ícones do menu, inclusive, seria para uma função de monitoramento da pressão dos pneus que não é ativada, pois o Outlander tem monitor passivo (que apenas acende a luz no quadro de instrumentos).

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa 739

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.