Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Longa Duração: erro na correção das pastilhas de freio do Cruze

Esta é a terceira vez que as pastilhas do Cruze dão o que falar. Descobrimos que o serviço aplicado em nosso carro foi bem diferente do recomendado pela GM

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 mar 2017, 18h46
Pastilhas de freio: dois Cruzes, duas medidas
Pastilhas de freio: dois Cruzes, duas medidas (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

Em janeiro, descobrimos que a GM enviara um boletim técnico de serviço para suas concessionárias. O documento instruía a rede a como aplicar um desbaste das pastilhas de freio dianteiras, para eliminar um assovio agudo nas frenagens.

Na revisão dos 20.000 km, o consultor da autorizada Spassus disse: “O meu sistema indica que este carro já recebeu a correção das pastilhas na concessionária Palazzo”. Concluímos, então, que o nosso Cruze recebera o serviço antes de passar para nossas mãos, ainda no pátio.

No fim das contas, o que tínhamos era um Cruze com as pastilhas trabalhadas, mas ainda ruidosas. Partimos para a investigação. Convocamos um outro Cruze LTZ, retiramos as pastilhas e comparamos com as do Cruze de Longa Duração.

Com o comunicado técnico e os componentes em mãos, nosso consultor técnico, Fabio Fukuda, disse: “Está muito claro que o serviço aplicado pela Palazzo não seguiu as recomendações do boletim. Por outro lado, as do Cruze padrão confirmaram a impressão que tive ao ler o documento da GM: tiveram uma sensível diminuição da área de atrito”.

Continua após a publicidade
(Silvio Gioia/Quatro Rodas)

Consultada, a marca reiterou que “a solução implementada mantém inalterada a performance de frenagem e a durabilidade do conjunto”.

O fato também acendeu uma luz de alerta: teremos de checar o desgaste das pastilhas com mais regularidade para garantir se elas chegarão mesmo até os 40.000 km.

Chevrolet Cruze – 25.822 km

Consumo

  • No mês: 8,6 km/l com 17,9% de rodagem na cidade
  • Desde out/16: 8,4 km/l com 18% de rodagem na cidade
  • Combustível: etanol

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 1.920

Ficha técnica

  • Versão: LTZ 1.4T
  • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.399 cm3, 16V, flex, 153/150 cv a 5.200/5.600 rpm, 25,5/24 mkgf a 2.000/2.100 rpm
  • Câmbio: aut., 6 marchas
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.