Longa Duração: Cruze precisou de duas visitas à concessionária
Aos 50.000 km, sedã encara a quinta revisão antes do desmonte. Mas essa não foi sua última visita à rede de concessionárias GM
Quando o hodômetro apontou 50.000 km, o Cruze seguiu para a concessionária Primarca, em São Caetano do Sul (SP). Era chegada a hora do que achávamos ser a última parada do sedã em uma autorizada. Erramos.
Com a revisão, tudo bem, até porque nela não está prevista nenhum tipo de manutenção mais complicada. “Trocamos o lubrificante do motor e os filtros de óleo e combustível”, disse o técnico ao devolver o carro, após um dia de serviço, que custou R$ 310.
Nenhuma palavra foi dita sobre nosso pedido de verificação do rangido na parte inferior e da falha na recepção das estações FM do rádio.
Da Primarca, o Cruze seguiu direto para a oficina Fukuda Motorcenter, onde nosso consultor técnico Fabio Fukuda fez a conferência dos serviços prestados. “Tudo certo. Filtros trocados, óleo novo e no nível correto e rodízio feito corretamente”, disse o técnico.
Por outro lado, a Primarca parece não ter tomado nenhuma providência para atender nosso pedido. “O rangido e o rádio não melhoraram em nada”, disse o piloto de testes Eduardo Campilongo.
Sem uma solução para o nosso problema, voltamos à rede Chevrolet, desta vez na concessionária Carrera. Após três dias de trabalho, Edu fez a retirada e… “Está tão silencioso quanto um carro zero-quilômetro.”
O consultor da Carrera se apressou em explicar os 29 km rodados no período em que o carro esteve sob manutenção: “Fizemos várias tentativas de reaperto e lubrificação dos pontos móveis da suspensão. Foram três ou quatro saídas para verificação do resultado até que o ruído sumisse por completo. Quanto ao rádio, fizemos uma atualização do sistema operacional”.
O incômodo rangido, de fato, desapareceu, mas não notamos melhora alguma na qualidade de recepção das rádios em FM.
GM Cruze – 51.254 km
Consumo
- No mês: 9,6 km/l com 28,4% de rodagem na cidade
- Desde out/16: 8,2 km/l com 22,9% de rodagem na cidade
- Combustível: flex (etanol)
Gastos no mês
- Combustível: R$ 1.234
- Revisão: R$ 310
- Alinhamento: R$ 136
Ficha técnica
- Versão: LTZ 1.4T
- Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.399 cm3, 16V, 153/150 cv a 5.200 rpm, 25,5/24 mkgf a 2.000/2.100 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas
- Combustível: flex (gasolina)