Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Longa Duração: as vantagens dos faróis de xenônio do Audi A3

Dentro da lei, faróis baixos de xenônio do Audi A3 são acompanhados de lavadores de alta pressão e ajuste automático do facho

Por Péricles Malheiros Atualizado em 10 jan 2017, 15h13 - Publicado em 10 jan 2017, 14h56

Sem grandes novidades no último mês, o Audi A3 abre espaço para que possamos explorar suas virtudes: ele é o único da frota com faróis de xenônio e lavadores – equipamentos oferecidos de série em todos os A3.

Sobre a iluminação por descarga de gás, como é o caso do xenônio, a lei autoriza a utilização das lâmpadas apenas em veículos equipados com o item de fábrica. Porém, não é tão simples assim.

Outras determinações do Contran estabelecem que faróis baixos (com qualquer tipo de lâmpada) cujo fluxo luminoso exceda os 2.000 lúmens devem ser acompanhados de um sistema automático de lavagem, como é o caso do nosso Audi.

No entanto, os lavadores (que funcionam em conjunto com o esguicho do para-brisa) não foram pensados apenas para tirar a poeira das lentes depolicarbonato dos faróis, mas para dispersar o acúmulo de água ou eliminar a neve tão comum em países frios, que podem desviar a trajetória do facho. Não por acaso, os reservatórios ficam próximos de áreas quentes para que a água permaneça em temperatura mais alta.

O ajuste automático do facho em luzes de xenônio (que altera o ajuste conforme a carga do veículo) também é obrigatório, para evitar o ofuscamento de veículos que venham na mão contrária em áreas desniveladas ou em casos em que o veículo esteja carregado.

Na prática, o conjunto de faróis do A3 mostra seus benefícios em viagens noturnas. O editor Péricles Malheiros faz uma comparação com os faróis halógenos do Chevrolet Cruze LTZ da frota de Longa Duração:

“A diferença na iluminação em estradas é gritante, mesmo com o Cruze contando com recursos inexistentes no A3, como o farol alto automático. Por causa disso, o A3 acaba sendo a escolha preferida aqui na redação para quem vai viajar de noite”.

Audi A3 – 38.644 km

CONSUMO
No mês: 8,9 km/l com 21,8% de rodagem na cidade
Desde fevereiro de 2016: 8,4 km/l com 25,1% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
GASTOS NO MÊS
Combustível: R$ 945
FICHA TÉCNICA
Versão: Ambiente 1.4 Turbo Flex
Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.395 cm3, 16V, flex, 150 cv a 4.500 rpm, 25,5 mkgf a 1.500 rpm
Câmbio: aut., seq., 6 marchas
  • Continua após a publicidade
    Publicidade