Land Rover Defender 130 tem 8 lugares, 2,6 toneladas e faz até 12,4 km/l
Para oito pessoas e foco em viagens, o Defender 130 tem espaço e luxo de sobra, e prova que a troca do motor a gasolina pelo diesel híbrido leve lhe fez bem
Como se não bastassem os já grandes 5 metros de comprimento do Defender 110, a Land Rover achou que ainda havia (literalmente) espaço para mais. Assim nasceu o Defender 130, que resgata o nome da antiga picape da linha em um inédito (e grande) SUV de oito lugares. O modelo chega ao Brasil em versão única, a D300 X, por R$ 899.950, e faz companhia à minivan Kia Carnival, até então único carro de passeio com vaga para oito pessoas à venda por aqui.
Em relação ao Defender 110, versão intermediária de cinco lugares, o 130 tem 34 cm a mais no comprimento, chegando aos 5,36 m (contra 5,02 m). Já na comparação com o 90, também de cinco lugares, mas com duas portas, são 78 cm a mais (4,56 m).
O acréscimo acontece para a acomodação de uma terceira fileira com três bancos, que podem ser rebatidos individualmente. Diferentemente da maioria dos modelos com três fileiras, porém, o Defender 130 oferece espaço e mimos suficientes para (quase) todos.
Na segunda fileira, há duas zonas de ar-condicionado (além das duas dianteiras, somando quatro) com saídas no console central e no teto, e os bancos das extremidades podem ser aquecidos. Um trilho permite que os bancos intermediários liberem mais espaço para os ocupantes do fundo e, mesmo assim, quem for na fila central não ficará apertado.
Na última fileira, é possível acomodar três pessoas, mesmo que o melhor conforto seja dado a apenas duas. Há saídas de ar-condicionado, portas USB, porta-copos, aquecimento nos bancos laterais e um teto solar exclusivo, além do principal. Há, porém, dois problemas: o malabarismo necessário para acesso e as caixas de rodas, que tomam um pouco do espaço onde ficam os pés dos passageiros laterais.
Com as três fileiras armadas, o porta-malas do SUV tem apenas 389 litros, pouco maior que o de um hatch compacto. Com a última fileira rebatida, a capacidade chega a 1.232 litros, mas, em uma viagem com toda a família, faltará espaço para as bagagens.
Ainda no interior, o Defender 130 tem acabamento e aparência impecáveis. Há couro e materiais emborrachados, apliques revestidos com folha de madeira, iluminação ambiente de led, quadro de instrumentos digital e central multimídia de 11,4”. Tal sofisticação contrasta com parafusos aparentes no console e nas portas (que remetem às origens do Defender).
Por conta das dimensões, o acesso do Defender 130 a locais como garagens e estacionamentos demanda cautela e precisa ser calculado previamente, para evitar raspões e outros tipos de constrangimentos. As manobras em locais apertados e com pé-direito baixo necessitam de atenção. Um eixo traseiro esterçante ajudaria muito.
Na altura, há uma saída. O 130 tem 1,97 metro na posição padrão. Mas é possível reduzir em 4 cm essa medida (ou aumentar em 7,5 cm) por meio do ajuste da suspensão eletrônica a ar. O sistema tem ainda outro recurso: quando uma das rodas perde contato com o solo, ele eleva a suspensão mais 7 cm, além dos 7,5 cm.
Outra ajuda vem no retrovisor, com modo digital, que transmite as imagens captadas por uma câmera traseira no teto. É de grande valia considerando a visibilidade traseira ruim.
Em movimento, porém, essa percepção é reduzida, graças ao bom acerto da direção elétrica, leve e direta, e da suspensão, mais firme em relação aos Defender 110 e 90. Mesmo mantendo todo o conforto de um SUV de alto luxo, ele não permite balanços laterais exagerados e mantém uma estabilidade surpreendente para um carro de mais de 2,6 toneladas.
A motorização também ajuda na impressão de que estamos a bordo de um carro menor e mais leve. O Defender 110 testado por nós ainda era equipado com o antigo motor 2.0 turbo a gasolina de 300 cv e 40,1 kgfm.
Este é o primeiro com a nova motorização que passa a equipar toda a linha: um 3.0 turbo de seis cilindros em linha a diesel com sistema híbrido leve – que não traciona o veículo, mas ajuda com mais força em situações de maior exigência para redução de consumo. São os mesmos 300 cv, mas 66,3 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas, com trocas rápidas e quase imperceptíveis.
Com o novo conjunto, o Defender 130 é ainda mais rápido e econômico que o 110, mesmo maior e 346 kg mais pesado. Com acelerações rápidas e robustas, acompanhadas de um belo ronco grave, ele foi de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, contra 8,9 s do irmão menor.
O consumo surpreendeu ainda mais com as médias de 9,3 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, principalmente quando consideramos os generosos 89 litros do tanque de combustível. O 110 a gasolina fez 6,4 km/l e 8 km/l, respectivamente.
É fato que o Defender 130 mira em cidades e longas viagens, tanto por seu tamanho (que não o permite caber em qualquer trilha) quanto por seu visual, com a base da carroceria pintada de preto brilhante, e as grandes rodas de 22” com pneus 275/45.
Apesar disso, ele também pode encarar off-road pesado. Para isso, há diversos modos de condução, como para lama, grama, areia, subida de pedras e transposição de áreas alagadas com sensor de profundidade
Veredicto Quatro Rodas
É para quem tem uma grande família, e uma conta bancária e uma garagem proporcionais. Para rodar off-road, melhor optar pelas versões menores.
Teste Quatro Rodas – Defender 130 D300 X
Aceleração
0 a 100 km/h – 7,9 s
0 a 1.000 m – 28,7 s / 185,1 km/h
Velocidade máxima – 191 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h – 3,4 s
D 60 a 100 km/h – 4,2 s
D 80 a 120 km/h – 5,2 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 – 15,5/27,9/61,6 m
Consumo
Urbano – 9,3 km/l
Rodoviário – 12,4 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máximo – 38,2/65,6 dBA
80/120 km/h – 59,8/65,6 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h – 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h – 1.400 rpm
Volante – 2,5 voltas
Seu bolso
Preço básico – R$ 899.950
Garantia – 3 anos
Ficha técnica – Defender 130 D300 X
Motor: diesel, turbo, dianteiro, 6 cilindros em linha, injeção direta, 24V, 2.997 cm³, 300 cv, 66,3 kgfm
Câmbio: automático, 8 marchas, tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: independente McPherson (diant.) / independente multilink (tras.)
Freios: a disco nas quatro rodas
Pneus: 275/45 R22
Dimensões: comprimento, 535,8 cm; largura, 210,5 cm; altura, 197 cm; entre-eixos, 258,7 cm; peso, 2.664 kg; porta–malas, 389/1.232 l; tanque de combustível, 89 l
Capacidades: ataque, 37,5°; saída, 28,5°; profundidade máxima, 90 cm; altura do solo, 29 cm