Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Impressões: Fiat Toro Volcano, uma picape para quebrar regras

Com visual elegante, suspensão multilink e vocação urbana, a Toro é uma picape com espírito de SUV

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 23 nov 2016, 20h35 - Publicado em 16 fev 2016, 13h21
Fiat Toro Volcano 2.0 4x4
Versão top tem câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4 ()

A Fiat inventou o nome de um segmento para sua nova picape média, que chega às lojas no final de fevereiro. Segundo a empresa, a Toro é uma SUP, Sport Utility Pick-up, em português: Picape Utilitária Esportiva. Esse expediente consta dos manuais de marketing e tem o objetivo de apresentar a Toro como um produto único, diferenciado. Estratégias à parte, porém, esse nome diz muito sobre a Toro.

De fato, a Toro, que foi desenvolvida a partir da plataforma do SUV Jeep Renegade, reúne características destes dois tipos de veículo: a robustez das picapes e o conforto dos SUVs. No design, a Toro exibe a estrutura clássica de picape, com compartimentos bem definidos para motor, cabine (dupla) e caçamba. Mas seu estilo é elegante. No lugar de para-choques salientes e estribos, ela exibe linhas suaves e superfícies limpas. Segundo a Fiat, a picape usa 30% das peças do Renegade. O pacote inclui parte da plataforma, suspensão dianteira, motores, câmbios, arquitetura elétrica e equipamentos.

Continua após a publicidade
Fiat Toro Volcano 2.0 4x4
Toro tem porte maior que o da Oroch e menor que o da S10 ()

Ao volante, a posição de dirigir elevada é algo que se encontra tanto em picapes quanto em SUVs, assim como o espaço interno que acomoda cinco pessoas com conforto. Mas, dinamicamente, a Toro passa longe do comportamento de uma picape.

Sua direção é leve e direta como a de um automóvel, o que faz da Toro um veículo fácil de manobrar. E a suspensão apresenta bom compromisso entre conforto e estabilidade. Ela segura firme a carroceria nas curvas ao mesmo tempo em que é eficiente ao absorver as vibrações em pisos irregulares – funcionamento bem diferente do que ocorre com as picapes médias em geral.

Impressões: Fiat Toro Volcano, uma picape para quebrar regras
Caçamba leva até 1 tonelada e 820 litros ()

A diferença da Toro em relação às picapes tradicionais começa no chassi. A Fiat usa estrutura monobloco, no qual chassi e carroceria formam uma só peça, enquanto as picapes média têm base de longarinas que sustentam a carroceria. Só isso já é bastante revelador, uma vez que a estrutura monobloco tende a ser mais leve e, apesar disso, mais firme e resistente que o chassi de longarinas (ainda mais no caso da Toro, que conta com 85% de aços de alta resistência, segundo a fábrica). Mas a Toro tem outras particularidades, como a suspensão traseira do tipo multilink, que é mais eficiente que o convencional sistema de eixo de torção. 

Continua após a publicidade

A Toro tem dimensões maiores que as da recém-lançada Renault Oroch, que por sua vez é maior que uma picape compacta como a Fiat Strada, e menor que uma picape média como a Chevrolet S10. Na distância entre-eixos, que indica quanto espaço é destinado à cabine, considerando Strada, Oroch, Toro e S10, respectivamente, as medidas são as seguintes (em centímetros): 275,3, 282,9, 299,0 e 309,6.

Fiat Toro Volcano 2.0 4x4
Versão Volcano tem maçanetas e frisos cromados ()

Automática básica

No fundo, a proposta da Fiat foi oferecer um veículo de uso urbano e não uma picape pura, um carro de trabalho. Isso fica claro quando se dirige a Toro. Mas outra prova nesse sentido é a linha de versões que chegam ao mercado. A Toro traz quatro configurações, resultado da combinação de dois padrões de acabamento (Freedom e Volcano), duas motorizações (1.8 flex, de 135/139 cv, e 2.0 diesel, de 170 cv), três opções de câmbio (manual de seis marchas e automáticos de seis e nove marchas) e dois tipos de tração (4×2 e 4×4).

Fiat Toro Volcano 2.0 4x4
Motor 2.0 a diesel tem 170 cavalos e 35,7 mkgf de torque ()

A versão mais simples é a Freedom 1.8 flex automática de seis marchas 4×2, por R$ 76.500. Depois surgem as Freedom 2.0 diesel manuais 4×2 (R$ 93.900) ou 4×4 (R$ 101.900) e a top de linha, Volcano 2.0 diesel automática 4×4 (R$ 116.500), avaliada nesta edição – no futuro, deve ser lançada uma versão básica 1.8 flex manual. Além disso, a Fiat apresentou uma edição especial limitada, chamada Opening Edition (R$ 84.400), baseada na Freedom 1.8 flex automática 4×2, mas com diversos equipamentos e acessórios de série, como tela multimídia, sensores de chuva e crepuscular, câmera de ré e diversos detalhes visuais e de acabamento.

Continua após a publicidade
Fiat Toro Volcano 2.0 4x4
Faróis de neblina podem ser direcionais ()

Os preços ficam acima da sua principal concorrente, a Renault Duster Oroch, tabelada em R$ 70.890 em sua versão mais completa, com motor 2.0 flex, tração 4×2 e câmbio manual. Já no andar de cima, a Chevrolet S10 mais acessível (a versão Advantage) sair por R$ 83.150. Entre os veículos a diesel, a principal referência é o próprio Renegade: a versão Sport 2.0 diesel com tração 4×4 e câmbio automático custa R$ 105.990.

Versões e preços da Fiat Toro
Freedom 1.8 Flex 4×2 aut. (6 marchas): R$ 76.500
Opening Edition 1.8 Flex 4×2 aut. (6 marchas): R$ 84.400
Freedom 2.0 diesel 4×2 manual: R$ 93.900
Freedom 2.0 diesel 4×4 manual: R$ 101.900
Volcano 2.0 diesel 4×4 aut. (9 marchas): R$ 116.500

Tração sob demanda

No acabamento, além dos detalhes cromados na grade dianteira, ao redor dos faróis de neblina, nas maçanetas e nas soleiras, na parte externa, a top de linha Volcano conta com volante de couro, molduras imitando alumínio anodizado no console, nas saídas de ventilação e nas maçanetas e detalhes em preto brilhante no console e no volante.

Fiat Toro Volcano 2.0 4x4
Na cabine da Toro, é possível reconhecer componentes comuns ao SUV como o ar-condicionado, a central multimídia e os bancos ()
Continua após a publicidade

A lista de equipamentos inclui quadro de instrumentos com visor eletrônico (TFT), ar-condicionado dual zone, central multimídia, luzes de posição e lanternas led, ESP, faróis de neblina direcionais e assistente de partida em rampa, entre outros. Bancos de couro, teto solar e extensor de caçamba são opcionais.

Fiat Toro Volcano 2.0 4x4
Puxadores de porta são diferentes do Renegade ()

Para as versões Freedom pode-se esperar acabamento mais simples (sem cromados e couro no volante, por exemplo), e menos equipamentos (central multimídia e faróis de neblina direcionais ficam de fora do pacote de série), dependendo da opção 4×2 ou 4×4. Mas os recursos básicos, como banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, painel com visor eletrônico, trio elétrico, sensor de estacionamento e ESP, são de série em todas as versões, assim como a porta da caçamba bipartida, que é uma inovação trazida pela Fiat na Toro. Além de ser mais fácil de manusear, esse tipo de abertura facilita o acesso à caçamba, uma vez que a tampa não se interpõe entre a pessoa e a carga.

Fiat Toro Volcano 2.0 4x4
Porta da caçamba bipartida é item de série ()

O test-drive de apresentação da Toro não permitiu uma parada na pista de testes para conferir os números de desempenho. Mas, em compensação, a avaliação durou um dia inteiro, em um roteiro de 200 quilômetros passando por ruas, estradas e trechos de terra e areia, em Natal (RN).

Continua após a publicidade

Fiat Toro Volcano 2.0 4x4
Banco do motorista tem ajustes elétricos ()

Fiat Toro Volcano 2.0 4x4
Atrás, há cintos de três pontos para todos ()

Em todas as situações, a picape demonstrou um bom rendimento, até mesmo na hora de fazer as fotos na areia, onde todo o conjunto de motor e transmissão foi bastante exigido, pela repetição das passagens.A transmissão da Toro tem engates eletrônicos. Por meio de um botão giratório no console é possível selecionar os modos 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida. Nos 4×4, a divisão da força entre os eixos ocorre de acordo com as condições de tração. A variação pode ser na razão de até 40% para a dianteira e 60%para a traseira.

Fiat Toro Volcano 2.0 4x4
Câmbio automático, seletor de tração e freio de mão mecânico no lugar do elétrico do Renegade ()

De volta ao nome do segmento Picape Utilitária Esportiva, só o tempo dirá se ele será adotado pelo mercado. Em 2001, a Fiat usou a mesma estratégia para o Doblò, que foi classificado como uma multivan, mas o nome foi logo esquecido. Mas, de qualquer modo, a Toro é mesmo uma picape fora do padrão.

VEREDICTO

A Toro agrada, com direção leve, suspensão competente e espaço para cinco pessoas viajar com conforto.

Ficha Técnica – Fiat Toro Volcano 2.0 diesel 4×4
Preço: R$ 116.500
Motor: diesel, diant. transv. 4 cil. 16V, turbo, 1.956 cm³, 83 x 90,4 mm, 16,5:1, 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: automático, nove marchas, 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 225/65 R15
Dimensões: compr., 491,5 cm; altura, 1.74,3 cm; largura, 184,4 cm; entre-eixos, 299 cm; peso, 1.672 kg
Caçamba: 1 tonelada, 820 litros (1.225 litros, com extensor)
Tanque de combustível: 60 litros
Desempenho: 0 a 100 km/h em 10 s; vel. máx.: 188 km/h (dados de fábrica)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.