PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Impressões: Fiat Argo 1.0 quer brigar entre os mais vendidos

Por R$ 46.800, versão de entrada tem bons atrativos e desempenho satisfatório para brigar com Onix e HB20

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 jun 2017, 18h54 - Publicado em 22 jun 2017, 18h33
Fiat Argo Drive 1.0 1
Versão Drive 1.0 dispensa rodas de liga leve e faróis de neblina (divulgação/Fiat)

O Argo ainda tem cheiro de novidade na loja. Disponível desde o primeiro dia de junho, o carro ainda nem completou seu primeiro mês cheio de vendas. Na ocasião de seu lançamento à imprensa, pudemos avaliar os motores 1.3 Firefly e 1.8 e.torQ, disponível nas versões Drive e HGT, respectivamente.

Mas ainda faltava o carro-chefe da gama: o Argo Drive 1.0, o qual a Fiat estima que responderá por 35% das vendas. Foi este modelo que dirigimos em um rápido test-drive urbano organizado pela montadora em São Paulo (SP).

Fiat Argo Drive 1.0 8
Dirigibilidade é mais firme que a média dos Fiat (divulgação/Fiat)

Oferecido a R$ 46.800 sem opcionais, o Argo mais barato preserva o mesmo padrão de montagem e acabamento das outras versões. Obviamente o conteúdo é inferior, mas a lista de equipamentos de série não decepciona: start-stop, ar-condicionado, direção elétrica, tela de 3,5 polegadas no centro do painel (a mesma utilizada no Renegade), fixações Isofix para cadeirinhas infantis, banco do motorista com regulagem de altura, travas elétricas e vidros elétricos nas portas dianteiras.

Fiat Argo Drive 1.0 4
Tela de 3,5 polegadas do computador de bordo é mais simples que nas versões superiores (divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

Opcionalmente, o carro pode receber os kits Parking (sensor de estacionamento e câmera de ré, por R$ 1.200) e Convenience (formado por retrovisores elétricos com função tilt-down e vidros elétricos nas portas traseiras, também por R$ 1.200).

Uma ausência sentida na lista de itens de série é o rádio. Será preciso gastar R$ 1.300 para ter um sistema de som com sintonizador e entradas AUX e USB, além de Bluetooth. Já a central multimídia uConnect (com touchscreen de 7 polegadas e uma segunda porta USB para os passageiros do banco traseiro) custa R$ 1.990.

Fiat Argo Drive 1.0 2
Tanto o rádio como a central multimídia uConnect são opcionais (divulgação/Fiat)

O trânsito pesado e as limitações de velocidade nas vias expressas não nos permitiram passar dos 90 km/h. Mesmo assim, foi possível notar que o motor 1.0 Firefly de três cilindros (77 cv/72 cv e 10,9 mkgf/10,4 mkgf a 3.250 rpm) responde bem nas arrancadas, com 80% do torque disponível a 2.500 rpm. Ajuda nisso o fato de o diferencial ser mais curto que o utilizado nos Uno e Mobi com o mesmo motor.

Continua após a publicidade

O carro também surpreende pelo bom isolamento acústico – é silencioso até mesmo nas acelerações, minimizando o ruído característicos dos motores tricilíndricos.

Os números de desempenho devem ficar um pouco abaixo do Uno – o Argo Drive 1.0 pesa 1.105 kg, cem quilos a mais que o Uno Attractive 1.0 Firefly, que acelerou de 0 a 100 km/h em 15,6 s nos testes de QUATRO RODAS, sempre com gasolina.

Fiat Argo Drive 1.0 5
Motor 1.0 Firefly é o mesmo de Uno e Mobi (divulgação/Fiat)

A boa posição de dirigir e o espaço no banco traseiro se destacam. Já o câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos, mas a alavanca lembra os outros Fiat pelo curso um pouco longo demais – diferente das demais versões de Argo com que tivemos contato até agora.

Continua após a publicidade

A suspensão também agrada pela calibragem mais rígida do que o padrão Fiat, outro sinal de que a marca desenvolveu o Argo de olho na concorrência – especialmente o Hyundai HB20, como a própria empresa admite. O rival da montadora coreana, no entanto, ainda é superior em pontos como a qualidade do acabamento interno e dirigibilidade.

Impressões: Fiat Argo 1.0 quer brigar entre os mais vendidos
Maçanetas e capas dos espelhos são pintadas na cor do veículo (divulgação/Fiat)

Segundo informações divulgadas pela Fiat, o Argo 1.0 faz 9,9 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada se abastecido com etanol – o número urbano foi praticamente o mesmo obtido por QUATRO RODAS durante o test-drive, 9,4 km/l. Se o combustível escolhido for gasolina, o hatch faria 10,7 km/l no perímetro urbano e 15,1 km/l no rodoviário.

Seus principais concorrentes são o supracitado Hyundai HB20 Comfort Plus (R$ 45.830, embora exista uma versão mais barata e menos equipada a R$ 42.500), Chevrolet Onix LT (R$ 46.150) e VW Fox Trendline (R$ 46.890).

Continua após a publicidade

Numa rápida comparação, o diferencial do Argo (além do ar de novidade) pode ser o bom espaço interno, principalmente nas regiões das cabeças e das pernas dos ocupantes traseiros. A sensação de estar num carro de categoria superior é causada principalmente pela central multimídia (que, como já dissemos, é um opcional de R$ 1.990).

Fiat Argo Drive 1.3 MT 6
Espaço atrás é bom – e vem com fixações Isofix de série (divulgação/Fiat)

Em termos de acabamento e dirigibilidade, ele fica num meio termo entre o Onix e o HB20. Já a oferta de equipamentos depende das prioridades do comprador – nenhum concorrente oferece start-stop, mas todos trazem rádio de série.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.