Impressões: Fiat Argo 1.0 quer brigar entre os mais vendidos
Por R$ 46.800, versão de entrada tem bons atrativos e desempenho satisfatório para brigar com Onix e HB20
O Argo ainda tem cheiro de novidade na loja. Disponível desde o primeiro dia de junho, o carro ainda nem completou seu primeiro mês cheio de vendas. Na ocasião de seu lançamento à imprensa, pudemos avaliar os motores 1.3 Firefly e 1.8 e.torQ, disponível nas versões Drive e HGT, respectivamente.
Mas ainda faltava o carro-chefe da gama: o Argo Drive 1.0, o qual a Fiat estima que responderá por 35% das vendas. Foi este modelo que dirigimos em um rápido test-drive urbano organizado pela montadora em São Paulo (SP).
Oferecido a R$ 46.800 sem opcionais, o Argo mais barato preserva o mesmo padrão de montagem e acabamento das outras versões. Obviamente o conteúdo é inferior, mas a lista de equipamentos de série não decepciona: start-stop, ar-condicionado, direção elétrica, tela de 3,5 polegadas no centro do painel (a mesma utilizada no Renegade), fixações Isofix para cadeirinhas infantis, banco do motorista com regulagem de altura, travas elétricas e vidros elétricos nas portas dianteiras.
Opcionalmente, o carro pode receber os kits Parking (sensor de estacionamento e câmera de ré, por R$ 1.200) e Convenience (formado por retrovisores elétricos com função tilt-down e vidros elétricos nas portas traseiras, também por R$ 1.200).
Uma ausência sentida na lista de itens de série é o rádio. Será preciso gastar R$ 1.300 para ter um sistema de som com sintonizador e entradas AUX e USB, além de Bluetooth. Já a central multimídia uConnect (com touchscreen de 7 polegadas e uma segunda porta USB para os passageiros do banco traseiro) custa R$ 1.990.
O trânsito pesado e as limitações de velocidade nas vias expressas não nos permitiram passar dos 90 km/h. Mesmo assim, foi possível notar que o motor 1.0 Firefly de três cilindros (77 cv/72 cv e 10,9 mkgf/10,4 mkgf a 3.250 rpm) responde bem nas arrancadas, com 80% do torque disponível a 2.500 rpm. Ajuda nisso o fato de o diferencial ser mais curto que o utilizado nos Uno e Mobi com o mesmo motor.
O carro também surpreende pelo bom isolamento acústico – é silencioso até mesmo nas acelerações, minimizando o ruído característicos dos motores tricilíndricos.
Os números de desempenho devem ficar um pouco abaixo do Uno – o Argo Drive 1.0 pesa 1.105 kg, cem quilos a mais que o Uno Attractive 1.0 Firefly, que acelerou de 0 a 100 km/h em 15,6 s nos testes de QUATRO RODAS, sempre com gasolina.
A boa posição de dirigir e o espaço no banco traseiro se destacam. Já o câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos, mas a alavanca lembra os outros Fiat pelo curso um pouco longo demais – diferente das demais versões de Argo com que tivemos contato até agora.
A suspensão também agrada pela calibragem mais rígida do que o padrão Fiat, outro sinal de que a marca desenvolveu o Argo de olho na concorrência – especialmente o Hyundai HB20, como a própria empresa admite. O rival da montadora coreana, no entanto, ainda é superior em pontos como a qualidade do acabamento interno e dirigibilidade.
Segundo informações divulgadas pela Fiat, o Argo 1.0 faz 9,9 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada se abastecido com etanol – o número urbano foi praticamente o mesmo obtido por QUATRO RODAS durante o test-drive, 9,4 km/l. Se o combustível escolhido for gasolina, o hatch faria 10,7 km/l no perímetro urbano e 15,1 km/l no rodoviário.
Seus principais concorrentes são o supracitado Hyundai HB20 Comfort Plus (R$ 45.830, embora exista uma versão mais barata e menos equipada a R$ 42.500), Chevrolet Onix LT (R$ 46.150) e VW Fox Trendline (R$ 46.890).
Numa rápida comparação, o diferencial do Argo (além do ar de novidade) pode ser o bom espaço interno, principalmente nas regiões das cabeças e das pernas dos ocupantes traseiros. A sensação de estar num carro de categoria superior é causada principalmente pela central multimídia (que, como já dissemos, é um opcional de R$ 1.990).
Em termos de acabamento e dirigibilidade, ele fica num meio termo entre o Onix e o HB20. Já a oferta de equipamentos depende das prioridades do comprador – nenhum concorrente oferece start-stop, mas todos trazem rádio de série.