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Impressões ao Dirigir: Hyundai HB20 Spicy

Sem mudanças no motor, pimenta da série especial é só para os olhos

Por Vitor Matsubara Atualizado em 9 nov 2016, 14h29 - Publicado em 15 Maio 2015, 14h07
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Não é difícil achar quem acredita que um visual mais esportivo cairia como uma luva no HB20. Inclusive, desde seu lançamento no Brasil, os fãs do hatch pedem uma versão mais apimentada. Com o HB20 Spicy essa espera finalmente acabou, mas não exatamente da forma que gostaríamos de ver.

É verdade que a nova versão agrada bastante de se ver. As linhas (ainda) modernas do HB20 ficaram ainda mais sedutores com os acessórios “de fábrica”, como saias laterais e spoiler traseiro pintado de preto brilhante. A mesma tonalidade aparece na grade dianteira hexagonal e nas capas dos espelhos retrovisores. As rodas de liga leve aro 15 pintadas de grafite combinam com o visual diferente. Pena que o (aconchegante) interior não acompanha as mudanças externas, sendo idêntico ao de qualquer versão do HB20. Nem um mísero logotipo, costuras vermelhas aparentes (a cor escolhida foi cinza) ou painel com fundo branco…

O hatch também fica devendo no que deveria ser o principal atributo de um esportivo: desempenho. Os motores são os mesmos 1.0 tricilíndrico (com até 80 cv) e 1.6 16V (entregando 128 cv se abastecido com etanol) oferecidos no restante da linha, assim como as opções de transmissão – manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades. Não se trata de um problema, afinal ambos os conjuntos são bastante eficientes, especialmente no caso do motor 1.6. Mas para um carro que se intitula “apimentado”, um tempero mais forte não faria mal a ninguém.

De resto, o HB20 Spicy conserva as qualidades e deficiências das demais versões. Estão na lista de virtudes a boa posição de dirigir e a direção leve nas manobras, enquanto o espaço interno comedido chama atenção entre os pontos negativos . Se o pseudo-esportivo não tem desempenho de ponta, pelo menos a lista de equipamentos não decepciona, com direito a ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores elétricos, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, vidros elétricos nas quatro portas e a completa central multimídia blueMediaTV, que traz tela de sete polegadas, TV digital, Bluetooth e entradas USB e auxiliar.

Se você gosta do visual esportivo, mas não faz tanta questão de mais desempenho, vale a pena comprar o HB20 Spicy. Só que é bom correr: a Hyundai afirmou que fabricará apenas 3.500 unidades, nas cores Branco Polar, Vermelho Tropic e Prata Metal – esta útlima acrescenta R$ 1.095 ao valor final. Os preços sugeridos começam em R$ 45.450 na versão 1.0, R$ 50.575 na 1.6 com câmbio manual e R$ 54.145 no caso da 1.6 automática.

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