Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ford Ranger Sport 2.5

Bem-equipada, mas com tratamento visual sem grandes exclusividades, a versão Sport da nova Ranger manda bem no custo-benefício

Por Péricles Malheiros | Fotos Marco de Bari
Atualizado em 8 nov 2016, 22h20 - Publicado em 8 Maio 2014, 23h30
impressoes

Ranger e Strada são picapes destinadas a consumidores de perfis, expectativas e necessidades muito diferentes entre si. Mas não há como disfarçar o espanto ao saber da possibilidade de um quase-empate de preços entre ambas. Isso mesmo: a versão Sport da nova Ranger (com cabine simples e motor 2.5 flex) custa R$ 67 990, enquanto a Strada Adventure (cabine dupla, completíssima) sai por R$ 67 954. É claro que ao rechear sua garagem com uma Ranger você perderá em versatilidade e conforto, uma vez que a Strada tem câmbio automatizado com trocas de marcha por meio de borboletas no volante e leva até quatro pessoas.

A Ranger Sport é um produto sob medida para quem precisa (ou apenas gosta) de uma picape de cabine simples para rodagem urbana com eventuais escapadas de fim de semana. E, nessas fugas da cidade, a caçamba garante o transporte dos brinquedos para o campo ou praia: espaçosa (2,32 metros de comprimento por 1,56 de largura), volumosa (1 800 litros) e bem pensada (há oito ganchos de amarração), ela leva moto, jet ski, bike, malas. Seu único deslize é não ter um protetor plástico de caçamba.

O motor quatro-cilindros 2.5 flex é o mesmo aplicado no Fusion, mas com um acerto ligeiramente diferente, mais adequado às demandas de uma picape, segundo a Ford. O fornecimento de torque, claro, não é imediato como o de um turbodiesel, mas surpreende quem assume o volante com preconceitos: confesso, esse foi o meu caso. Na cidade, nada de comportamento típico de caminhão carregado: a Ranger é esperta nas saídas e acelera como um hatch pequeno com motor 1.4 quando está vazia. Quem não é picapeiro precisa, inclusive, redobrar o cuidado em dias de chuva. Mesmo no asfalto, basta uma pisada mais forte no acelerador para as rodas girarem em falso e a traseira escapar de uma vez.

No que se refere a custo-benefício, a nova versão Sport é mais negócio que a XLS. Apesar de ser R$ 6000 mais cara – R$ 67990 ante R$ 61990 -, a Ranger Sport justifica o investimento extra. Oferece a mais alarme, aplique plástico no centro do para-choque dianteiro, volante com comando de áudio e piloto automático, faróis de neblina, vidros e retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 17, santantônio, som com Bluetooth e, claro, adesivos alusivos à versão (nas laterais da carroceria e nas soleiras das portas). Travas elétricas e direção hidráulica são de série desde a XLS.

Continua após a publicidade

As primeiras Ranger Sport já estão nas autorizadas desde fevereiro, porém em baixo volume. “Agora a entrega está normalizada”, afirma Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford.

VEREDICTO

Não é de hoje a estratégia da Ford de oferecer muitos equipamentos numa picape com cabine simples, motor flex e tração 4×2. Em gerações passadas, a versão Sport foi bem-aceita e, a julgar pelo que vimos, seguirá em sua trajetória de sucesso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.