Por Péricles Malheiros
47 599km
Aos 40 000 km, o C4 passou pela quarta revisão, na concessionária Louvre de São José dos Campos (SP). Depois, encarou duas viagens longas, ambas partindo da capital paulista: uma até Florianópolis (SC) e outra até Recife (PE).
Na Louvre, pedimos duas verificações especiais: uma referente a um barulho de chapa metálica abaixo do assoalho e outra sobre os trancos no âmbio nas reduções de marcha. Sobre o primeiro ponto, o técnico disse: “Eram as bieletas da suspensão dianteira. Fiz um reaperto e o ruído sumiu”. Quanto ao câmbio, a decepção. “Passamos o scanner e estava tudo certo. Depois, rodamos com o carro e não detectamos nada de errado”, disse. Mais tarde, fora da oficina, vimos que o barulho continua igual. E, em nossa verificação pós-revisão, descobrimos que a Louvre não trocou o filtro de combustível, conforme previsto no plano de manutenção. Surpresas ruins também vieram dos pneus. Uma bolha condenou o par dianteiro e a troca saiu por R$ 1 170, na Lopes Pneus. Com apenas 4 344 km rodados, um dos pneus novos foi vitimado, dessa vez por um enorme buraco, em Recife, onde foi reposto na loja Pneutec, por R$ 500.
Consumo
No mês: 7,1 km/l com 27,4% de rodagem na cidade
Desde jan/14: 6,6 km/l com 34,2% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
Gastos no mês
Combustível: R$ 3 130
Alinhamento: 229
Revisão: R$ 756
Pneus: R$ 1 620
Reparo de roda: R$ 260