Sedãs automáticos por menos de R$ 60.000: Voyage x Ka x Prisma x Etios
Quer um carro para a família que não pese no bolso? Reunimos os sedãs automáticos mais baratos do Brasil
Câmbio automático deixou de ser artigo de luxo há alguns anos. Se tornou algo tão democrático que não é preciso recorrer às versões mais caras dos compactos para ter esse conforto cada vez mais requisitado.
Reunimos os sedãs compactos com câmbio automático mais baratos do Brasil: Volkswagen Voyage, Chevrolet Prisma, Ford Ka Sedan e Toyota Etios Sedã em suas versões mais básicas.
Não fosse pelo aumento de R$ 600 no preço do Prisma às vésperas do fechamento desta reportagem, todos eles custariam menos de R$ 60.000.
E foi justamente pelo preço que Hyundai HB20S Comfort Plus (R$ 64.650), Fiat Cronos GSR (R$ 63.990) e Nissan Versa SV CVT (R$ 62.490) ficaram de fora. Assim, restaram só carros com transmissão automática convencional.
O Volkswagen Voyage trocou o câmbio automatizado I-Motion pelo bom automático Tiptronic, que veio do antigo Golf 1.6. Para o Ka Sedan, porém, não ter pedal de embreagem é algo inédito.
Agora é hora de ver quais desses sedãs de entrada levam a melhor em itens como desempenho, espaço interno, conforto e, principalmente, segurança. Afinal, são carros para você e sua família.
4º Chevrolet Prisma Advantage 1.4
Não há Prisma automático mais em conta que o Advantage. Por R$ 60.590, tem apenas o essencial: rádio com Bluetooth, direção elétrica, ar-condicionado, travas, retrovisores e vidros elétricos dianteiros.
O porta-malas com abertura elétrica no painel e pela chave foi mantido, bem como o monitor de pressão dos pneus – uma luz acende no quadro de instrumentos quando a pressão está baixa.
Em relação ao Prisma LT 1.4 automático das fotos (a Chevrolet não tinha o Advantage para empréstimo), que custa R$ 64.990 — ou R$ 4.400 mais caro —, o Advantage não traz central multimídia MyLink.
Também faltam volante multifuncional, sensor de estacionamento, câmera de ré, computador de bordo, iluminação do porta-luvas, alças no teto e as rodas de liga leve aro 15 – trocadas por rodas de aço com calotas cinza.
O Prisma é um carro bom de andar, com suspensão bem acertada. Não transmite tanto os buracos e irregularidades do asfalto e segura bem a carroceria em curvas. O que joga contra o Prisma é seu projeto.
Embora seja mais espaçoso que o Voyage no banco traseiro, na frente o motorista e o carona têm bancos curtos e com pouco apoio lateral. Além disso, são altos e o ajuste de altura do motorista não tira a sensação de estar muito próximo do teto.
Dessa forma, comandos de ar-condicionado, vidros elétricos e até a central multimídia ficam um pouco fora do alcance das mãos.
O motor 1.4 8V flex já passou por algumas atualizações desde 1994, quando estreou no Corsa. Hoje vive uma relação quase estável com o câmbio GF6, de seis marchas com trocas sequenciais por botões na alavanca, que é rápido, mas não muito suave nas trocas.
Essa combinação resultou no segundo melhor consumo urbano, 12,3 km/l — fica atrás apenas dos 12,7 km/l do Voyage. Contudo, empatou com o Etios Sedan, que tem a desvantagem de ter quatro marchas, no pior consumo rodoviário – 15 km/l.
O Prisma também foi o mais lento: precisou de 13,3 s para chegar aos 100 km/h.
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,3 s
- Aceleração de 0 a 1.000 (segundos/km/h): 35 s/146
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 5,7 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 7,7 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 10,5 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,8 / 28,9 / 69,4 m
- Consumo urbano: 12,3 km/l
- Consumo rodoviário: 15 km/l
Ficha técnica
- Preço: R$ 60.590
- Motor: flex., diant., transv., 4 cil., 1.398 cm3, 8V, aspirado, 106/98 cv a 6.000 rpm, 13/13,9 mkgf a 4.800 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.), tambor (tras.)
- Direção: elétrica; diâmetro de giro, 10,4 m
- Pneus: 185/65 R15
- Dimensões: compr., 428,2 cm; largura, 170,5 cm; alt., 147,8 cm; entre-eixos, 252,8 cm; altura livre do solo, 12 cm; peso, 1.080 kg; tanque, 54 l; porta-malas, 500 l
3º Volkswagen Voyage 1.6
Enfim, o Volkswagen Voyage se livrou do câmbio automatizado I-Motion. Lançado em 2009, tinha a proposta de ser uma alternativa barata aos automáticos convencionais.
Um sistema eletro-hidráulico era instalado no câmbio manual para fazer as trocas automaticamente. Mas não era barato. Nem bom.
Para ter uma ideia, antes de morrer o I-Motion custava R$ 3.300. O novo câmbio automático com conversor de torque e seis marchas aumenta a conta em R$ 3.170, para R$ 59.990.
Esse câmbio chegou ao Voyage em julho, logo após ganhar a frente robusta da Saveiro. Está combinado a um motor diferente: enquanto a versão manual continua com o velho motor 1.6 8V EA111, de 104 cv e 15,6 mkgf, o automático usa o 1.6 16V da família EA211, que rende até 120 cv e 16,8 mkgf de torque.
Ele não tem duplo comando de válvulas variável como os 1.5 de Etios e Ka, mas registrou os melhores números de consumo: 12,7 km/l no ciclo urbano e impressionantes 17,8 km/l no rodoviário.
Há uma explicação: em Drive, o câmbio preza por antecipar as trocas e tornar a condução mais eficiente e confortável.
Em modo Sport, porém, o Voyage ganha fôlego, com o motor chegando perto da faixa vermelha do conta-giros antes de realizar a troca. Mesmo assim, foi de 0 a 100 km/h no tempo do Etios: 12,6 s.
O Voyage tem poucos equipamentos de série. Destaque para ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, banco do motorista com ajuste de altura, preparação para sistema de som com fiação e rodas de aço aro 15 com calotas.
A direção hidráulica, exclusividade do VW neste comparativo, rendeu uma dor de cabeça: a correia da bomba hidráulica (independente daquela de acessórios) se rompeu na estrada na volta da pista de testes e a direção ficou sem assistência.
Faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos e ajuste de altura e profundidade do volante estão em pacote opcional de R$ 3.000. Central, volante multifunção e computador de bordo estão em outro, de R$ 2.000.
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,6 s
- Aceleração de 0 a 1.000 (segundos/km/h): 33,7 s/157,1
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 5,7 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 7 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 8,6 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 14,6 / 25,8 / 58,4 m
- Consumo urbano: 12,7 km/l
- Consumo rodoviário: 17,8 km/l
Ficha técnica
- Preço: R$ 59.990
- Motor: flex., diant., transv., 4 cil., 1.598 cm3, 16V, aspirado, 120/110 cv a 5.750 rpm, 16,8/15,8 mkgf a 4.000 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.), tambor (tras.)
- Direção: hidráulica; diâmetro de giro, 10,8 m
- Pneus: 195/55 R15
- Dimensões: compr., 421,3 cm; largura, 165,6 cm; alt., 146,4 cm; entre-eixos, 246,7 cm; altura livre do solo, 16,1 cm; peso, 1.058 kg; tanque, 55 l; porta-malas, 480 l
2º Ford Ka 1.5 SE
No que diz respeito a motor e câmbio, o Ford Ka Sedan está muito bem servido.
Com a reestilização sofrida este ano, ganhou o conjunto mecânico do EcoSport: 1.5 três cilindros com duplo comando de válvulas variável de 136 cv e 16,1 mkgf, fazendo par com o câmbio automático de seis marchas 6F15.
É um conjunto que tem fôlego de sobra para levar a família.
As saídas ágeis e respostas rápidas ao pedal de acelerador empolgam. Mesmo com as marchas avançando rápido, parece sobrar torque a todo momento.
Não à toa, fez bonito na pista: 0 a 100 km/h em 11,2 s e as melhores retomadas dos quatro sedãs testados. Mas o motor mais moderno teve consumo pior que o do Voyage: 11,8 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada.
A variação do peso da direção elétrica é grande: levinha em manobras e pesada o suficiente acima de 60 km/h para passar bastante segurança. Mas a calibração da suspensão, focada em absorver buracos e irregularidades da pista, lembra que esse sedã não é um esportivo.
O interior passa a sensação de amplitude. O teto é alto e o posto de comando do motorista é afastado do para-brisas, sem contar que os bancos dianteiros, por suas dimensões, parecem ter vindo de um carro de segmento superior.
O espaço traseiro só não supera o do Etios, seja no vão para as pernas, seja para os ombros. Mas o porta-malas, com 445 litros de capacidade, é o menor dos quatro e tem o menor vão de acesso ao compartimento.
Como o Prisma, o Ka Sedan SE tem rádio com Bluetooth e volante com ajuste de altura. A lista de equipamentos de série ainda inclui ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura e os faróis de neblina e piloto automático, que só ele tem.
O preço é o mesmo do Voyage: R$ 59.990. Apesar do bom conjunto, o Ford Ka Sedan não leva essa por um motivo simples: controles de estabilidade e tração só estão disponíveis na versão Titanium, de R$ 70.990. Spoiler: o Etios Sedã tem.
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,2 s
- Aceleração de 0 a 1.000 (segundos/km/h): 33 s/156
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 5 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 6,6 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 8,6 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 14,1 / 25,6 / 59,9 m
- Consumo urbano: 11,8 km/l
- Consumo rodoviário: 15,6 km/l
Ficha técnica
- Preço: R$ 59.990
- Motor: flex., diant., transv., 3 cil., 1.497 cm3, 12V, aspirado, 136/128 cv a 6.500 rpm, 16,1/15,6 mkgf a 4.750 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.), tambor (tras.)
- Direção: elétrica; diâmetro de giro, 9,6 m
- Pneus: 195/55 R15
- Dimensões: compr., 427,5 cm; largura, 170 cm; alt., 152,5 cm; entre-eixos, 249,1 cm; altura livre do solo, 16,9 cm; peso, 1.115 kg; tanque, 51 l; porta-malas, 445 l
1º Toyota Etios sedã X 1.5
A Toyota enxugou as versões do Etios após o lançamento do Yaris. Com o fim das XLS e Platinum, restaram o Etios X e o X-Plus.
Mesmo o básico Etios X, de R$ 59.290, tem controles de estabilidade e tração, e assistente de partida em rampa, que não existem em nenhuma das configurações de Prisma e Voyage, nem no Ka SE. E ainda é o mais barato dos quatro modelos aqui reunidos.
A diferença de R$ 700 para os demais pagaria a instalação do rádio e dos alto-falantes – a antena no teto ele já tem.
De série, há direção elétrica, computador de bordo, ar-condicionado com saída para o porta-luvas, retrovisores com ajuste elétrico, banco do motorista com ajuste de altura e vidros elétricos dianteiros e traseiros são equipamentos de série.
O X-Plus das fotos substitui as rodas de aço aro 14 pelas de liga leve aro 15 e ainda soma rádio com Bluetooth, volante multifuncional com ajuste de altura, repetidores de seta nos retrovisores e piloto automático, mas custa R$ 63.990.
Apesar da simplicidade, o Etios Sedã é um bom carro familiar. Para quem vai na frente, bancos largos e com bom apoio para as coxas.
Atrás, espaço de sobra para a cabeça e as pernas, muito em virtude de os encostos dianteiros serem estreitos. O porta-malas, com 562 litros de capacidade, é, de longe, o maior.
A combinação do motor 1.5 16V com duplo comando de válvulas variável, de 107 cv e 14,7 mkgf, com o mesmo câmbio automático de quatro marchas da geração passada do Corolla é agradável.
Embora o menor número de marchas limite seu desempenho (vide os piores números de retomada entre os quatro), o câmbio tem funcionamento suave e responde rápido ao acelerador.
O que faz falta é a opção de trocas sequenciais, seja na alavanca ou em borboletas.
A suspensão é confortável na medida certa para manter a estabilidade em qualquer situação, mas a direção desmultiplicada não inspira nenhuma esportividade. Esta nunca foi a intenção do Etios Sedã.
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,6 s
- Aceleração de 0 a 1.000 (segundos/km/h): 35,5 s/151,7
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 6,4 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 7 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 10,3 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,1 / 27,8 / 62,3 m
- Consumo urbano: 11,8 km/l
- Consumo rodoviário: 15 km/l
Ficha técnica
- Preço: R$ 59.290
- Motor: flex., diant., transv., 4 cil., 1.496 cm3, 16V, aspirado, 107/102 cv a 5.600 rpm, 14,7/14,3 mkgf a 3.100 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.), tambor (tras.)
- Direção: elétrica; diâmetro de giro, 9,8 m
- Pneus: 185/60 R15
- Dimensões: compr., 436,9 cm; largura, 169,5 cm; alt., 151 cm; entre-eixos, 255 cm; altura livre do solo, n/d; peso, 965 kg; tanque, 45 l; porta-malas, 562 l