Comparativo de gerações: Chevrolet Zafira x Chevrolet Spin
As duas minivans da Chevrolet levam sete pessoas, mas por que a Spin nunca convenceu os donos da finada Zafira?
![O dilema é: qual a melhor minivan com o logotipo Chevrolet?](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/compara-spin-x-zafira.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mesmo que a Chevrolet Zafira tenha pendurado suas chuteiras há quatro anos, até hoje há órfãos saudosos pelo Brasil por falta de opção.
A vida de quem precisa de sete lugares não é fácil. Hoje, abaixo dos R$ 100.000, restam apenas três modelos como ela: Fiat Doblò (R$ 82.000), JAC J6 (R$ 66.990) e a Chevrolet Spin LTZ (R$ 70.990).
É justamente esta última a sucessora natural da Zafira, que até vende bem: de janeiro a novembro, a média foi de 2.031 carros por mês. A questão é que ela ainda sofre por não atender às expectativas de quem conheceu a Zafira.
É o caso de Claudia Ribeiro, diretora de RH e dona de uma Zafira Elegance 2010/2011 desde zero-quilômetro. Ela pensou em trocar por uma Spin no início do ano, mas foi convencida por amigos a desistir. “Disseram que meu carro estava muito novo e que a Spin são seria tão boa.” Claudia nem foi conhecer a Spin.
Seria a Spin tão inferior ou ela realmente é vítima de preconceito? Para matar a charada, deixamos uma Spin LTZ 2017 com Claudia por um final de semana. Na hora de devolver, um elogio de pronto: “A Spin tem direção mais leve e macia e ainda passa a sensação de estar na mão em velocidades mais altas”, compara.
![Chevrolet Zafira 2010 Projeto da Zafira é de origem Opel, a filial alemã da GM](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/dsc_1478.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
![Chevrolet Spin LTZ Spin foi desenvolvida no Brasil pela Chevrolet](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/dsc_1481.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
Em 2016, o monovolume passou por mudanças no conjunto mecânico para ficar mais eficiente. Uma delas foi a troca da direção hidráulica pela elétrica, que aumenta o peso conforme a velocidade vai subindo – este ano, revelamos uma possível mudança no criticado visual do modelo.
Frente à antiga Zafira, que tem um projeto 12 anos mais antigo, a Spin não só é mais econômica como é mais rápida. Mas nenhuma pode se gabar dos motores: tanto o antigo 2.0 8V Família II como o atual 1.8 8V Família I têm suas origens nos anos 80.
Ainda assim, a Zafira tem robustos 140 cv e 19,7 mkgf de torque frente aos 111 cv e 17,7 mkgf da nova Spin, diferença considerável se as transmissões automáticas não equilibrassem o jogo. A caixa de quatro marchas poda o desempenho da Zafira com suas relações longas, enquanto a de seis marchas da Spin tira o melhor do motor 1.8.
Mesmo assim, Claudia estranhou a quantidade de trocas de marcha da Spin nas retomadas. Testada com álcool, ela chega a 100 km/h em 11,7 segundos, quando as nossas medições de 2011 apontam 13,4 para a Zafira, também com etanol.
Vale comparar as fichas de teste mais abaixo para ver como a Spin leva vantagem no desempenho, mas precisa de mais espaço para frear. Se por um lado ela é 170 kg mais leve, por outro usa pneus mais estreitos (195/65 R15 contra 205/55 R16).
O QUE IMPORTA
Ter uma minivan ágil é bom, mas a versatilidade também deve ser posta na balança. O projeto dessa Zafira data de 1999, mas só estreou no Brasil em 2001. Faz tanto tempo que ela ainda trazia videocassete e monitor de TV como opcional. Mas a Zafira ainda pode ser considerada referência em espaço interno.
![Chevrolet Zafira 2010 Interior da Zafira mostra sua idade, mas oferece ar-condicionado digital](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/interior-do-zafira-modelo-2009-da-chevrolet-durante-teste-comparativo-da-revis.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
![Chevrolet Spin LTZ Posição de dirigir da Spin é mais alta, mas afastada do para-brisa](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/chevrolet-spin-ltz.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
É verdade que você nota a idade do projeto na iluminação laranja no painel, na alavanca de câmbio em forma de T e pela necessidade de destravar as portas por um pino. Contudo, tem esmero no painel emborrachado, no couro macio que reveste portas e bancos (algo que a Spin não tem de série) e nos botões dos vidros elétricos iluminados, que já naquela época tinham função “um toque”.
Ar-condicionado automático digital já não é algo tão raro como há 15 anos, mas mesmo assim a Spin só oferece ar manual.
O motorista senta-se em posição mais baixa e avançada na Zafira, com visão melhor do que se passa na frente. “Me senti enclausurada na Spin: o painel fica muito alto e longe do motorista. E não dá para entender o porquê de se sentar tão afastado da porta”, conta Claudia, que ainda elogia a maior área envidraçada da Zafira.
Com 4,36 metros, a Spin é 3 cm mais comprida do que a Zafira, mas seu entre-eixos de 2,62 metros é 8 cm menor. Não é pouco, contudo, não é essa a impressão que se tem ao sentar no banco traseiro. Na Zafira, sobra espaço para as pernas dos passageiros.
![Chevrolet Zafira 2010 Espaço para as pernas na segunda fileira é maior na Zafira](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/chevrolet-zafira-2010.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
![Chevrolet Spin LTZ Em ambas, terceira fileira só comporta crianças e adolescentes](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/chevrolet-spin-ltz-interior-2.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
Ambas têm terceira fileira de assentos, mas não podem se gabar do espaço lá atrás, suficiente só para crianças grandes. Porém, só a Zafira tem a segunda fila que corre em um trilho, que permite negociar um espaço extra com quem sentar no fundão.
Partindo do pressuposto que não é sempre que se carrega sete pessoas, a Zafira ainda leva vantagem por esconder os assentos extras no assoalho (seu famoso sistema Flex7), liberando espaço para a bagagem.
![Chevrolet Zafira 2010 Segunda fileira da Zafira corre sobre trilhos](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/img_2433.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
![Chevrolet Spin LTZ Na Spin, bancos são inteiriços e de difícil rebatimento](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/img_2436.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
Na Spin, o processo é mais trabalhoso e exige força: você dobra o pesado banco inteiriço, rebate e o prende na segunda fileira com elástico.
“Parece que ele não foi feito para mulheres. Tive de pedir ajuda para soltar o elástico, enquanto na minha Zafira eu só preciso apertar uma alavanca”, diz Claudia.
No porta-malas, outra vantagem: enquanto a Zafira acomodou todas as cinco malas em pé, na Spin foi necessário colocar uma em cima da outra. Mas todas couberam bem nas duas minivans. E nos números, a Spin também perde: 553 litros contra 600 da rival. Agora você entende a saudade que tanta gente tem da Zafira?
![Chevrolet Zafira 2010 Porta-malas da Zafira comporta 600 litros e permite melhor disposição da bagagem](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/zafira-3.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
![Chevrolet Spin LTZ Spin tem menor capacidade de carga: leva 553 litros](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/dsc_1460.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
VEREDICTO
Apesar do desempenho e consumo, a Zafira ainda é a melhor minivan com logotipo Chevrolet. Procure uma das últimas 2012 bem cuidadas e seja feliz.
Chevrolet Spin LTZ | Chevrolet Zafira 2010 | |
---|---|---|
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,7 s | 13,4 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 33,5 s – 152,6 km/h | 34,7 s – 158 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 5,0 s | 5,7 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 6,8 s | 8 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 8,9 s | 9,6 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 15,3 / 26,7 / 61,8 m | 14,8 / 26,7 / 58,2 m |
Consumo urbano | 8,3 km/l | 6,3 km/l |
Consumo rodoviário | 10,6 km/l | 8,5 km/l |
Chevrolet Spin LTZ | Chevrolet Zafira 2010 | |
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Motor | flex, diant., transv., 4 cil., 1.796 cm3, 8V, 111/106 cv a 5.200 rpm, 17,7/17,1 mkgf a 2.600 rpm | flex, diant., transv., 4 cil., 1.998 cm3, 8V, 140/133 cv a 5.600 rpm, 19,7/18,9 mkgf a 2.600 rpm |
Câmbio | automático sequencial, 6 marchas, tração dianteira | automático, 4 marchas, tração dianteira |
Suspensão | McPherson (diant.)/eixo de torção (tras.) | McPherson (diant.) / eixo de torção (tras.) |
Freios | disco ventilado (diant.) / tambor (tras.) | disco ventilado (diant.) / sólido (tras.) |
Direção | elétrica, 10,9 m (diâm. giro) | hidráulica , 10,5 (diâm. giro) |
Rodas e pneus | liga leve, 195/65 R15 | liga leve, 205/55 R16 |
Dimensões | comprimento, 436 cm; altura, 167,9 cm; largura, 173,5 cm; entre-eixos, 262 cm; peso, 1.235 kg; porta-malas, 553 l (5 lug.)/162 l (7 lug.); tanque, 52 l | comprimento, 433 cm; altura, 169 cm; largura, 174 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.405 kg; porta-malas, 600 l (5 lug.)/150 l (7 lug.), tanque, 58 l |
Equipamentos de série | sensor de chuva, multimídia sem GPS, piloto automático | ar automático, regulagem elétrica dos faróis, banco de couro |
Preço | R$ 70.990 | R$ 31.795 (Fipe) |