Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Citroën C4 L 1.6 THP

Espaço e acabamento são as armas do sedã C4, que chega ao Brasil em agosto

Por Du Yisi/Joaquim Oliveira| Fotos Cao Nan
14 jul 2013, 14h19
impressoes

Aos poucos, a pecha de “carro para mercados emergentes” vai perdendo o caráter discriminatório. Passo a passo, o padrão de qualidade e a evolução tecnológica dos automóveis vendidos em mercados em desenvolvimento vão se aproximando do que está disponível na Europa, que apesar da economia debilitada continua a representar o padrão superior de exigência por parte do consumidor. O Citroën C4 L, que além de ser vendido na China e Rússia será comercializado no Brasil (produzido em El Palomar, na Argentina), é um bom exemplo desse nivelamento por cima. Por aqui, substituirá o atual C4 Pallas, será batizado de C4 Lounge e deverá buscar a partir de agosto os compradores de sedãs médios, notadamente aqueles que pensam em Toyota Corolla e Honda Civic.

O C4 L tem importância estratégica global, já que ele é vendido em vários pontos do planeta, com algumas adaptações regionais. E é resultado da cooperação entre designers franceses e chineses, relação que tende a se intensificar com a linha DS, como se pôde ver no projeto de SUV compacto, o DS Wild Rubis, apresentado no Salão de Xangai, em abril.

No caso do C4 L, houve também a participação do departamento de estilo da Citroën do Brasil, que fez alterações funcionais, como o para-choque dianteiro, que ficou mais alto para evitar raspar em lombadas e no piso irregular brasileiro, e estéticas, como as luzes de condução diurna, semelhantes às do novo C3, porém em posição vertical. O C4 Lounge tem também faróis de xenônio, sensor de ré e alerta de ponto cego dos espelhos, equipamentos que não foram incluídos na versão chinesa.

Ele é o maior dos C4 e supera quase todos os principais rivais. O entre-eixos é de 2,71 metros (10 cm maior que o do C4 Hatch e 11 cm a mais que no Corolla), o que contribui para proporcionar espaço generoso para as pernas de quem viaja atrás, além da sensação de amplidão na largura e na altura da cabine. Outro aspecto positivo são saídas de ventilação para o banco traseiro, que conta com encosto com 29 graus de inclinação, ante os 25 habituais nesse segmento. “A posição mais horizontal convida a uma viagem mais relaxante e é mais comum em modelos do segmento superior ao do C4”, diz o diretor do projeto 4L, André Dufour. O porta-malas tem capacidade coerente com a proposta do sedã, com 440 litros de volume e formas bem utilizáveis.

Continua após a publicidade

O volante de quatro raios é mais moderno que o da anterior geração (mas não tem o diferencial do cubo fixo do nosso Pallas), e a instrumentação redonda tem fundo negro e grafismo âmbar, com contagiros à esquerda, velocímetro ao centro e, à direita, indicador de combustível que divide espaço com as informações do computador de bordo. O nível de qualidade de materiais e montagem é convincente e mostra o progresso feito pela Citroën nos últimos anos. Em resumo, é um ambiente que permite ao C4 L pensar seriamente em conquistar o público da parte superior do segmento dos sedãs médios.

O motor da versão avaliada em Pequim é o conhecido 1.6 THP, turbo, que a Citroën desenvolveu em parceria com a BMW e que equipa também Peugeot RCZ e 3008, Mini e BMW Série 1. Os 163 cv de potência e os 24,5 mkgf de torque são mais que suficientes para deixá-lo acima da concorrência – o Civic tem 155 cv e 19,5 mkgf e o Corolla, 153 cv e 20,7 mkgf. Nessa configuração, ele brigará com as versões mais equipadas da dupla japonesa, que custam a partir dos 82 000 reais, enquanto o C4 Lounge deve ficar nos 77 000 reais. No segmento de entrada, na faixa dos 57 000 reais, o C4 terá um 2.0 flex de 151 cv com etanol, o mesmo que já equipa o atual Pallas. Ainda assim, deverá ser mais barato que a concorrência, que começa nos 62 000 reais.

A resposta do motor é enérgica desde as 1 800 rpm e sentimos sempre disponibilidade de torque numa ampla faixa de regimes, o que torna a condução não só agradável mas também segura. E, se você imagina que o turbo pode atrasar a entrega do que foi pedido pelo acelerador, esqueça. O motor trabalha de forma progressiva e consistente.

Na atualização desta geração, a Citroën encomendou à Aisin seu câmbio automático de seis marchas. Ele conta com o programa esportivo S e outro para condições de aderência precária. No entanto, o foco continua sendo o de um carro de família, priorizando o conforto – alguns motoristas mais exigentes podem achar que as trocas de marcha não são tão rápidas como desejariam. O fato é que se o C4 L, com o peso de quase 1,5 tonelada, nunca terá o temperamento de um velocista, também não terá o apetite de um atleta: durante a realização desta avaliação, fez a média de 11,4 km/l. A direção poderia ser um pouco mais precisa e comunicativa, mas é inegavelmente leve. A suspensão é mais eficiente, uma vez que consegue filtrar as irregularidades do asfalto sem permitir movimento excessivo da carroceria.

Continua após a publicidade

Com um motor já consagrado, espaço e bom nível de equipamentos, o novo sedã reúne condições de fazer boa figura no segmento. Aliás, chegar causando é uma tradição da marca. Basta lembrar o antecessor, o C4 Pallas, que estreou incomodando os titulares do segmento, em 2007. Resta saber se o Lounge contará com um dos principais trunfos do antepassado: oferecer mais por menos.

VEREDICTO

O grande trunfo do sedã C4 sempre foi o enorme espaço interno, que ganha o reforço do baixo preço (se começar mesmo em 57 000 reais). Assim, ele tem tudo para incomodar os rivais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.