Teste: Chevrolet Onix Joy é básico, mas as aparências enganam
Por baixo da velha carroceria do Onix, a recém-lançada versão Joy entrega as melhorias das opções mais caras a um preço mais acessível
Grandes cadeias de fast-food lançam novas opções no cardápio aproveitando ingredientes presentes em pratos já existentes no menu. A Chevrolet fez algo parecido com o Onix Joy, empregando várias das melhorias mecânicas adotadas na linha 2017 do hatch. E não é que a receita ficou boa?
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A nova versão de entrada preenche a lacuna deixada pelo extinto Celta, mas nem por isso é excessivamente despojada. Se o design é o mesmo pré-reestilização, o coração do Onix é o mesmo das versões mais caras. O veterano motor 1.0 SPE/4 (de 80 cv e torque máximo de 9,8 mkgf com etanol) ganhou novos pistões, bielas e anéis, além de uma central eletrônica recalibrada.
A troca da direção hidráulica pela elétrica reduziu o esforço nas manobras e o câmbio de seis marchas com engates suaves ajuda a diminuir o consumo de combustível. Abastecido com etanol, o Onix faz 9,1 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, sendo que, com gasolina, os números são de 12,9 km/l e 15,3 km/l, segundo números do programa de etiquetagem do Inmetro.
A engenharia da GM também recalibrou a suspensão, melhorando a estabilidade nas curvas. Em compensação, o veículo ficou um pouco desconfortável ao passar por buracos, especialmente no banco de trás.
Sem luxos, o interior perdeu o acabamento cromado nas maçanetas e em volta dos comandos de climatização. Os plásticos, pelo menos, são bem encaixados e o padrão de qualidade não é inferior ao da concorrência.
Assim como nas demais versões, os painéis de porta foram redesenhados, mas inexplicavelmente os botões dos vidros elétricos dianteiros – que equipam o modelo como sendo de série – foram posicionados entre os bancos da frente, como era no antigo Peugeot 206.
Embora saia de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, painel digital (bastante parecido com os dos antigos Chevrolet dos anos 80 e 90), vidros elétricos e o serviço OnStar (com rastreamento e funções de diagnóstico e segurança comandadas via smartphone), o Onix Joy não vem com travas elétricas, oferecidas em um pacote opcional de R$ 4.190, que inclui alarme, adesivo preto para as colunas B, alto-falantes e uma central multimídia mais simples do que a MyLink.
Outro problema é a falta de regulagem de altura e profundidade da coluna de direção, podendo incomodar motoristas mais altos, já que a posição de dirigir do modelo é mais elevada do que nos outros hatches.
Mesmo com alguns deslizes, o Onix Joy estreia com uma das melhores relações custo-benefício de sua categoria. Partindo de R$ 38.990, o modelo tem como principais rivais Renault Sandero Authentique 1.0 (R$ 41.100), Hyundai HB20 1.0 Comfort (R$ 41.655) e Ford Ka SE 1.0 (R$ 42.590). Se você gostou do Onix Joy, mas precisa de mais porta-malas, pode se animar: o Prisma também tem uma versão Joy, oferecida por R$ 42.990.
Os números de venda mostram que a versão caiu no gosto do público. Só no mês de setembro o Joy vendeu 3.860 unidades, mais que todas as versões de concorrentes como Fox, Mobi e Up. Sozinha, ela já representa mais de um quarto das vendas de Onix – que continua liderando com folga o ranking de emplacamentos no Brasil em 2016.
Veredicto
O Onix Joy compensa o visual defasado com conteúdo e as melhorias das versões mais sofisticadas do hatch, tornando-se uma das compras mais atraentes do segmento.
Aceleração de 0 a 100 km/h | 14,6 s |
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Aceleração de 0 a 1.000 m | 14,1 s – 143 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) | 8,5 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 14,1 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 26,9 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 16,3 / 27,9 / 65,8 m |
Consumo urbano | não aferido (12,9 km/l pelo Inmetro) |
Consumo rodoviário | não aferido (15,3 km/l pelo Inmetro) |
Motor | flex, diant., transv., 4 cil., 999 cm3, 8V, 80/78 cv a 6.400 rpm, 9,8/9,5 mkgf a 5.200 rpm |
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Câmbio | manual, 6 marchas, tração dianteira |
Suspensão | McPherson (diant.)/eixo de torção (tras.) |
Freios | discos ventilados (diant.) e tambor (tras.) |
Direção | elétrica |
Pneus | 185/70 R14 |
Dimensões | compr., 393 cm; altura, 147,4 cm; largura, 170,5 cm; entre-eixos, 252,8 cm; peso, 1.011 kg; tanque, 54 l ; porta-malas, 289 l |
Equipamentos de série | indicador de troca de marcha, limpador tras., OnStar, rodas aro 14 com calotas |
Preço | R$ 38.990 |