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BMW 420i Cabriolet: para bons vivants

A versão conversível da Série 4 é para quem quer convidar os amigos para passear de capota abaixada, mas sem desalinhar o penteado

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 23 nov 2016, 19h46 - Publicado em 14 jul 2015, 16h16
BMW 420i Cabriolet
O 420i tem motor turbo 2.0 de 184 cavalos ()

Quando as primeiras notícias sobre a Série 4 começaram a circular, ainda na fase em que essa família era segredo de fábrica, havia a impressão de que a BMW estava apenas reorganizando sua linha, adotando os nomes da Série 2 para as versões cupê e conversível da Série 1 e os da Série 4 para os mesmos derivados da Série 3. Agora vê-se que não é bem assim. As novas Séries 2 e 4 são famílias inteiras de veículos. A 2 com versões cupê, conversível, Active Tourer e GranTourer. E a 4 não parou só na cupê. Já tem um GranCoupé e está ganhando a Cabriolet, que chega ao mercado brasileiro na versão 420i, ao preço de R$ 215 950.

BMW 420i Cabriolet
O Cabrio vai de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos ()

Com essa estratégia, a BMW aumentou seu catálogo oferecendo alternativas capazes de atender a desejos mais específicos para tipos diferentes de consumidor. O 420i é um carro feito sob medida para aqueles que consideram espaço e conforto a bordo coisas mais importantes que desempenho esportivo.

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BMW 420i Cabriolet
Couro bege e central multimídia de série ()

Conversível de quatro lugares, o 420i é bem diferente de um Z4, por exemplo, que foi projetado para o motorista e no máximo um acompanhante. O espaço traseiro do 420i não é dos maiores, mas acomoda dois adultos com conforto. O acesso à traseira é facilitado pelo deslizamento elétrico dos bancos dianteiros – que depois retornam à posição original. E não faltam recursos, como portacopos entre os assentos e saídas de ar-condicionado com ajuste independente de temperatura para os que viajam na parte de trás da cabine.

BMW 420i Cabriolet
Atrás, há saídas de ar e porta-copos ()

Outra particularidade do carro está no comportamento dinâmico. Apesar de ser um BMW e ter esportividade no sangue, pisar fundo não é prioridade a bordo do 420i, feito para aqueles que preferem contemplar a paisagem enquanto dirigem.

BMW 420i Cabriolet
Com dois ocupantes, defletor de ar pode ser usado na traseira ()

Na pista de testes, o conversível acelerou de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, o que é uma marca compatível com seu motor 2.0 turbo de 184 cv. Mas longe de empolgar. A dirigibilidade tem duas formas de ser analisada. Com a capota fechada, o 420i se comporta como um cupê, estável e obediente. Com a capota aberta, a carroceria perde rigidez e o carro deixa de ser tão equilibrado.

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Esse é o preço que se paga pelo prazer de dirigir com os cabelos ao vento ou contemplando as estrelas – além de não poder preencher o porta- malas, que tem a capacidade reduzida de 370 para 220 litros, quando o teto está recolhido. Abrir e fechar a capota do 420i leva 25 segundos.

BMW 420i Cabriolet
O teto leva 25 segundos para ser recolhido ()

O acabamento é bem-cuidado e de bom gosto, com plástico de duas cores e frisos que se reproduzem no console e nas portas. Os bancos são de material que imita couro e o pacote de itens de série inclui faróis bixenônio, tapetes de veludo, sistema de som Harman Kardon e central multimídia com serviços de concierge, informações de trânsito em tempo real, chamadas de emergência e disco rígido de 20 gigabytes para armazenar a trilha sonora da viagem.

VEREDICTO

É um conversível de luxo confortável, mas para quem está mais interessado em contemplar a paisagem do que dirigir com pressa.

FICHA TÉCNICA
Motor gasolina, longit., 4 cil., 16V,
Cilindrada 1 997 cm³, turbo, injeção direta
Potência 184 cv a 5 000 rpm
Torque 27,5 mkgf entre 1 250 e 4 500 rpm
Câmbio aut. seq., 8 m., traseiro
Dimensões compr., 463,8 cm; alt., 138,4 cm; larg., 182,5 cm; entre-eixos, 281 cm;
Peso 1 750 kg
Porta-malas/caçamba 370/220 l
Tanque 60 l
Suspensão dianteira independente, braços duplos
Suspensão traseira multilink
Freios discos venti l. nas 4 rodas
Pneus liga leve, 255/45 R18
Equipamentos pacote Efficient Dynamics, tapetes de veludo, faróis bixenônio, ConnectedDrive e, Driving Experience (Eco-Pro).
Consumo urbano 9,7 km/l
Consumo rodoviário 13,7 km/l
0 a 100 km/h 8,4 s
0 a 1000 m 29,5 s – 180,4 km/h
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D) 3,8 s
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D) 5 s
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D) 6,1 s
Velocidade máxima 230 km/h
Frenagem 14,5/25,9/60,1 m
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