Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Audi S6

Sedã de dupla personalidade aposta no preço abaixo dos rivais

Por Marcio Ishikawa | Fotos Marco de Bari
Atualizado em 8 nov 2016, 23h36 - Publicado em 10 dez 2013, 21h48
impressoes

Não precisei de muito tempo de convivência para concluir que o Audi S6 é um verdadeiro “duas caras”. Não na conotação negativa à qual a expressão é associada frequentemente, mas pelo fato de o sedã ter uma surpreendente versatilidade. A personalidade do S6 muda rapidamente, dependendo da necessidade ou da escolha do motorista, transitando sem pudor entre esportividade e luxo. Ele dispara tal como um velocista dos 100 metros rasos e, segundos depois, age com a calma e a elegância de um bom anfitrião em uma recepção de gala.

É evidente que, tratando-se da linha S da Audi, a esportividade é o que vem primeiro à tona. As diferenças visuais para o irmão A6 são mínimas: grade frontal cromada, capas dos retrovisores de alumínio, belas rodas de 19 polegadas e, na traseira, a presença do difusor e das ponteiras duplas de escape cromadas. Detalhes, diriam os mal-humorados, mas são detalhes que fazem o S6 se destacar e chamar (muita) atenção por onde anda. Já debaixo do capô, enquanto o A6 usa um 3.0 de 310 cv, o S6 é empurrado pelo novo V8 de 420 cv, motor que estreou por aqui com o S7 (que chegou ao Brasil no começo do ano), em conjunto com o câmbio automatizado de sete marchas S Tronic. O que isso faz de diferença? Enquanto o A6 acelerou no nosso teste de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, o S6 fez isso 0,9 segundo mais rápido – com 4,6 segundos, ele registrou exatamente o mesmo número divulgado pela fábrica. Isso já é suficiente para injetar uma boa dose de adrenalina na corrente sanguínea.

Mas em uma estrada sinuosa você perceberá que a suspensão bem calibrada e a tração integral deixam o carro pregado no asfalto. E, apesar de firme, a suspensão não tem a dureza de um M5, que parece que vai trepidar ao passar por cima de um palito de fósforo. A brincadeira fica mais interessante ainda se você decidir trocar as sete marchas nas borboletas do volante.

Após a diversão, você pode ajustar o Audi Drive Select de Sport para Comfort. O bom anfitrião entrará em ação, com reações de direção, acelerador e câmbio mais suaves, além da redução da rigidez do amortecedor. Assim, ele pode ser conduzido de forma dócil no trânsito pesado. Aliás, esse é um bom momento para prestar atenção no acabamento elegante, com materiais de primeira qualidade e agradáveis ao toque. Os bancos dianteiros são do tipo esportivo, com encostos laterais que prendem bem o corpo, mas também muito confortáveis. Ele ainda tem a preocupação de não ser um esbanjador. O V8 tem o start-stop, que o desliga em situações de espera, e o “cylinder on demand”, que em regimes mais baixos, sob certas condições, desativa quatro dos oito cilindros, para reduzir consumo e emissões. O Drive Select também permite ajustar direção, câmbio, motor e suspensão separadamente ou deixar que a central eletrônica decida a regulagem ideal, baseada no estilo de condução.

Continua após a publicidade

No mercado, o S6 briga com BMW M5 e Mercedes E 63 AMG. Contra eles, mesmo tendo cavalos a menos (são 560 e 557 cv), tem resultado próximo no 0 a 100 km/h (4,2 e 4,5 segundos) e, importante, cobra quase 100 000 reais a menos (528 000 e 529 000 reais).

VEREDICTO

Seu desempenho é pouca coisa inferior ao de M5 e E63 AMG, mas o conforto é maior – e a vantagem no custo-benefício, enorme.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.