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Audi RS3: um monstro em miniatura

O quase superesportivo RS 3 volta ao mercado mais feroz e mais econômico. Além disso, é uma prova de que milagres acontecem: custa menos do que há cinco anos

Por Ulisses Cavalcante - Atualizado em 23 nov 2016, 20h56 - Publicado em 22 abr 2016, 11h29
Audi RS3
Com tração integral, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos

Esta é a terceira vez que avalio um RS 3. Minhas experiências anteriores foram em 2011 e 2012, ambas a bordo do hatch de segunda geração. E eis que coloco as mãos na última safra deste (super?) esportivo compacto. Só tenho um comentário a fazer: a espera de quatro anos compensou.

Ele estreia o motor de cinco cilindros mais potente na história da linhagem RS. Desenvolve 367 cv, 27 a mais que o modelo anterior. Não houve mudanças mecânicas, apenas ajustes no cabeçote, turbina e no tempo de abertura das válvulas para otimizar a eficiência termodinâmica.

Audi RS3
Motor 2.5 gera 367 cavalos (o anterior tinha 340) e bebe menos: 13,7 km/l na estrada (era 12 km/l)

O ganho de potência aliado a um regime – o alemão está 130 kg mais leve – favoreceu o consumo. Fizemos 8,7 e 13,7 km/l (ciclos urbano e rodoviário), ante 8 e 12 do RS 3 de 2011. Porém, na prova de 0 a 100 km/h e nas retomadas de marcha, o resultado foi praticamente idêntico.

Audi RS3
Recursos visuais como as barras longitudinais criam impressão de station wagon

Na parte externa, a Audi promoveu um realinhamento de estilo à nova linhagem da marca: uma faixa de led junto aos faróis dianteiros, e uma mini­asa estilizada na parte inferior do para-choque. Há cinco anos, estava na moda uma faixa vermelha circundando  as rodas. Esse recurso datado e exagerado já à época, foi abandonado (ufa!). Mas preservou o tamanho – 19 polegadas – e optou por abandonar o uso de pneus de medidas diferentes em cada eixo. Agora é um 235/35 R 19 nas quatro rodas. Isso vale para o RS 3 vendido no Brasil, em versão única, por R$ 290.990. Na Alemanha, ainda é possível optar pelas medidas diferentes.

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Audi RS3
Rodas são de 19 polegadas

E o novo preço surpreende de forma positiva: é inferior ao de janeiro de 2012 (R$ 298.000). Aparentemente, não é uma pechincha, mas mude o ponto de vista. Veja só: os números de desempenho do RS 3 são comparáveis aos do TT e até do R8 (dono de um 5.2 V10 de 550 cv). Porém, custa três vezes menos que o superesportivo mais caro da Audi. Além disso, carrega cinco e oferece muito mais conforto no dia a dia.

Audi RS3
Assentos têm estofamento de couro Napa e comandos elétricos

Aliás, a melhor qualidade do RS 3 é ser um esportivo viável para uso diário. Tem porta-malas razoável (280 l), entre-eixos generoso (263,1 cm) e muito conforto interno. Os bancos são forrados com couro Napa e o multimídia tem som da Bang & Olufsen. Uma tela de LCD fica escondida quando não está em uso, no topo do painel (antes era fixa abaixo das saídas de ar), com controle de áudio no console – até então o local era ocupado pela alavanca do freio (agora o acionamento é por botão).

Audi RS3
Sistema de som é da Bang & Olufsen

A sensação é de que o novo RS 3 é quase perfeito – o mesmo que senti em 2012. RS 3, nos vemos em 2020.

VEREDICTO

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Feito para quem gosta de dirigir, oferece nível de ergonomia excepcional, com entrega incomum de potência. É uma máquina de contornar curvas.

Teste (com gasolina)
ACELERAÇÃO
de 0 a 100 km/h: 4,3 s
de 0 a 1.000 m: 23 s – 230 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 250 km/h (dado de fábrica)
RETOMADA
de 40 a 80 km/h (em D): 2,3 s
de 60 a 100 km/h (em D): 2,5 s
de 80 a 120 km/h (em D): 3,1 s
FRENAGENS
60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,2 / 25,7 / 59,8 m
CONSUMO
urbano: 8,7 km/l
rodoviário: 13,7 km/l
Ficha Técnica
Preço: R$ 290.990
Motor: gas., diant., transv., turbo, 5 cil., 2.480 cm3, 20V, 367 cv entre 5.500 e 6.800 rpm, 47,4 mkgf entre 1.625 e 5.550 rpm
Câmbio: automático, 7 marchas, tração integral
Suspensão: McPherson(diant.) / multilink (tras.)
Freios: discos vent. (diant. e tras.)
Direção: elétrica, 10,7 m (diâm. giro)
Rodas e pneus: liga leve, 235/35 R19
Dimensões: comprimento, 434,3 cm; altura, 141,1 cm; largura, 180 cm; entre-eixos, 263,1 cm
Equipamentos de série: ar-condicionado dual zone, GPS, couro, teto solar, controle de pressão nos pneus
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