Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Aro caro

Por Redação 29 set 2010, 21h42

27517 km

Uma bolha no pneu dianteiro esquerdo do Smart, consequência de uma emenda de ponte mal feita em São Paulo, enfrentada pelo editor Paulo Campo Grande, revelou-nos um lado curioso do Smart. Como o reparo de uma bolha não é recomendado por nenhum fabricante de pneus – quando o defeito surge, a estrutura do pneu está comprometida -, optamos pela troca. O que não supúnhamos era o grau de exclusividade que esse pneu alcançaria.

O Smart usa uma medida incomum de pneus na dianteira: 175/55, aro 15, finos e de perfil baixo. Na concessionária, o custo de cada pneu seria de 480 reais. Caro? Para um pneu aro 15, sim. Buscamos então cotar o preço em lojas do ramo. “Qual a medida mesmo? Nossa, é a primeira vez que alguém me pede um pneu desse”, afirmou o atendente da Two Brothers, loja de rodas e pneus de São Paulo. Ele anotou nosso pedido e, uma hora depois, retornou nossa ligação: “Olha, chequei o catálogo de todas as marcas e em nenhuma delas há essa medida de pneus. Talvez o fabricante do pneu só forneça para as concessionárias,” afirmou.

Na revendedora de pneus Colonial Rodas, também de São Paulo, a resposta foi curiosa: “Temos esse pneu, sim. É que alguns Smart vieram aqui colocar rodas maiores. É praticamente novo, já que o ex-dono saiu da concessionária e veio até aqui”, diz o vendedor. E se quisermos um pneu novo? “Não trabalhamos com essa medida.” O susto maior veio quando a loja anunciou o preço praticado no pneu seminovo: “Custa 700 reais”.

Voltamos então à concessionária Europamotor, onde fizemos o primeiro orçamento e trocamos o pneu, por 480 reais. Foi cobrado também o alinhamento (200 reais) e o balanceamento da roda (10 reais). Total: 690 reais. Lá também aproveitamos para averiguar o farol direito, cuja lâmpada havia queimado. Dois dias depois da troca da lâmpada, o projetor do farol estava solto dentro da carcaça, sem motivo aparente. As trocas – da lâmpada e do farol – foram feitas na garantia.

Continua após a publicidade

Principais ocorrências

24 719 km: bolha no pneu esquerdo

26 184 km: lâmpada queimada

26 721 km: farol com projetor solto

Consumo

No mês (42,6% na cidade): Gasolina – 12,2 km/l
Desde set/09 (40,2% na cidade): Gasolina – 11,8 km/l

Continua após a publicidade

Publicidade