Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

A conta da luz

Por Redação 25 set 2012, 11h28

Por Péricles Malheiros

48 294 km

Estradeiro, o Cruze não raramente roda com os faróis de neblina acesos, mas foi em meio a uma missão urbana que o reporter visual Eduardo Campilongo constatou que a lâmpada do lado direito estava apagada. “Como eu ia viajar naquela noite, fiz uma inspeção e notei que a do farol de neblina não se acendeu”, disse. Consultamos o manual e descobrimos que esta é a única cujo procedimento de troca não é ensinado. Consta apenas a recomendação de procurar uma concessionária. Foi o que fizemos.

Na autorizada Dutra, de São Paulo, tomamos um susto com o orçamento. “Sai por 270 reais, 190 da lâmpada e 80 de mão de obra.” De lá, cotamos em outras autorizadas e o preço foi basicamente o mesmo. Sensibilizado com nossa indignação pelo preço de uma lâmpada, o consultor disse: “Pague só a peça e eu faço uma cortesia da mão de obra.” Topamos. Mas, de volta à Editora Abril, iniciamos uma nova cotação de preços. Na internet, em site de autopeças, encontramos a lâmpada Osram modelo H8 por 45 reais. A troca não requer prática nem tampouco habilidade: é tirar a velha e colocar a nova.

A Dutra também se incumbiu da revisão de 40 000 km. Conforme relatado no mês passado, pedimos uma verificação da suspensão e da chapa defletora de ar da roda esquerda, ambas dianteiras e com ruídos. A Dutra não só realizou os serviços a contento como detectou a necessidade de troca das pastilhas de freio dianteiras, manutenção que nosso consultor, Fabio Fukuda, antecipou na vistoria prévia à revisão. No fim, a conta ficou em 939 reais – 592 da revisão, 247 das pastilhas e 100 de alinhamento, balanceamento e rodízio de rodas. Na oficina de Fukuda, a avaliação dos serviços foi boa, com uma única ressalva. “O rodízio não foi feito como manda o manual”, disse o consultor, ao corrigir o posicionamento das rodas no carro.

Continua após a publicidade

Consumo

No mês (24,2% na cidade): Etanol – 7,5 km/l

Desde nov./11 (27,4% na cidade): Etanol – 7,1 km/

Principais Ocorrências

45 619 km – Lâmpada do farol de neblina direito queimada

A troca de uma lâmpada pode custar 270 reais.

Continua após a publicidade

Publicidade