Até o Gol e o Voyage, que saem de linha antes do ano acabar, são modelo 2023. Mas os Volkswagen Virtus que estão nas lojas ainda são o restinho da linha 2022. E não é sem motivo.
O VW Virtus 2023 será lançado ainda no início do ano que vem com novo visual, que seguirá as formas da versão lançada na Índia há poucos meses. Além disso, terá as mesmas modificações técnicas e de conteúdo já vistas no novo Polo 2023. É justamente esse o segredo para ficar mais barato.
Já elencamos uma lista de mudanças que ajudaram o Polo a chegar ao mesmo patamar de preços do Chevrolet Onix e o Virtus será obrigado a encarar todas elas.
A simplificação do Virtus começa pela troca dos bancos dianteiros, que perdem o ajuste de altura do encosto de cabeça, que passa a ser inteiriço. Para os bancos traseiros o ajuste será exclusivo da versão topo de linha, Highline.
O sistema de freio traseiro ainda deixa de ser a disco para ser a tambor, como nos Virtus 1.6 (120 cv) que saíram de linha em 2021.
Já o motor três-cilindros 1.0 TSI passa a ser de uma versão mais fraca. Sai o 200 TSI com 128 cv e 20,4 kgfm e entra o 170 TSI com 116 cv e 16,8 kgfm desde a versão de entrada. Com 12 cv e 3,6 kgfm a menos, na prática, o Volkswagen Polo passa a ter os mesmos números de potência e torque do Chevrolet Onix Plus Turbo.
Com um motor mais fraco, a Volks pode usar uma versão diferente do câmbio automático de seis marchas. Sai o câmbio Aisin AQ250 (que suporta até 25,5 kgfm), que é substituído pelo AQ160, que era justamente o câmbio do Polo 1.6 AT e custa menos.
Virtus 2023 é mais econômico
Câmbio manual de cinco marchas estará na versão de entrada. Será a primeira vez que o sedã da Volkswagen terá uma versão turbo com câmbio manual e o Virtus TSI manual já teve os dados de consumo divulgados pelo Inmetro: com etanol, são 9,6 km/l (cidade) e 11,4 km/l (estrada); a gasolina, o conjunto rende 13,8 km/l (cidade) e 16,3 km/l (estrada).
O Virtus TSI automático, com etanol, faz 8,7 km/l (cidade) e 11,0 km/l (estrada). A gasolina, são 12,4 km/l (cidade) e 15,6 kml (estrada). Para efeito de comparação, quando com álcool o Virtus 2022 faz 8,3 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada.
O desempenho é que piora com a perda de potência e torque. O zero a 100 km/h passa a ser cumprido em 11,2 s em vez de 9,9 s, de acordo com números da própria Volkswagen. Veja a ficha técnica a seguir:
Virtus 2023 será mais barato
O esforço para simplificar o Volkswagen Virtus não será em vão. O sedã terá uma redução de preços considerável na mudança de ano de fabricação, a exemplo dos até R$ 7.000 de redução que o Polo teve no lançamento da linha 2023.
Não seria muito difícil, também: em 2022 o Virtus foi vendido apenas nas versões Comfortline (R$ 113.880), Highline (R$ 130.030) e GTS (R$ 148.920). Todas elas seguirão à venda, até mesmo a versão esportiva GTS, com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, o câmbio automático AQ250 e os freios traseiros a disco, além de faróis full-led matriciais.
Além disso, haverá novas versões de entrada: Virtus TSI Manual e Virtus TSI Automático. Elas terão preço inicial começando ao redor dos R$ 95.000 e R$ 105.000, ficando o mais próximo possível dos R$ 89.850 pedidos pelos últimos Voyage 1.0.
Como é o novo VW Virtus?
Imagens de patentes registradas pela Volkswagen no Brasil confirmaram que o Virtus adotará o mesmo visual do modelo indiano no Brasil. Isso significa novos faróis de led (full-led matriciais no Virtus GTS), novo para-choque com tomada de ar inferior maior e grade mais estreita com borda cromada.
Na traseira as mudanças são mais discretas, e o novo modelo não traz régua preta como o Nivus e T-Cross. Seguindo a tendência da VW, entretanto, as lanternas em led vêm com máscara bem escurecida.
Entre os equipamentos, carregamento de celulares por indução e seis airbags, sendo dois de cortina (que a versão brasileira ainda não tem). E que o Polo 2023 também não tem. O teto solar é outro item requisitado no Brasil, mas que tende a ficar restrito ao mercado da Índia.