Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Novo VW Jetta GLI já roda no Brasil e terá ajustes para fazer mais barulho

Enquanto lojistas queimam estoque da linha atual, novo Volkswagen Jetta GLI já é testado com tratamento acústico especial

Por Eduardo Passos Atualizado em 1 dez 2021, 13h55 - Publicado em 1 dez 2021, 13h50

É uma questão de tempo para que o novo Volkswagen Jetta chegue às concessionárias brasileiras. O sedã reestilizado já passa por testes no país e teve sua versão esportiva GLI flagrada pela equipe de QUATRO RODAS, comprovando o estágio avançado de seu plano de desembarque.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Ainda que emblemas e designações de versões tenham sido retiradas pela VW, marcações próximas à coluna indicam que a única versão do sedã à venda no país receberá uma revitalização de meia-vida.

Fontes ouvidas por QUATRO RODAS afirmaram que há espécie de “queima de estoque” das unidades do Volkswagen Jetta 2021. Com a fila de espera zerada em diversas localidades, o modelo de R$ 202.550 tem excedente importado do México, com a pronta-entrega sendo usada como argumento pelos vendedores.

Difusores de ar em formato de colmeia e escapes duplos são principais mudanças na traseira
Difusores de ar em formato de colmeia e escapes duplos são principais mudanças na traseira Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

Apesar disso, não espere ver o novo Jetta à venda nos próximos meses. Isso porque, dada a crise de matérias-primas na indústria global, a estratégia da fabricante deverá consistir em lançá-lo no final do ano, em clima mais ameno

Continua após a publicidade

Mudanças estéticas

Dianteira do novo Jetta GLI, previsto para o segundo semestre de 2022 para o Brasil
Dianteira do novo Jetta GLI, previsto para o segundo semestre de 2022 para o Brasil Volkswagen/Divulgação

Sempre comedida em suas mudanças, a Volkswagen não fugiu do script e atualizou com leveza o Jetta. Na traseira, por exemplo, a principal mudança está no para-choques, difusores e escapes, ligeiramente maiores e com novas ponteiras. 

Segundo a Volkswagen, os dutos foram redesenhados para que o sedã faça ainda mais barulho com seu 2.0 de 230 cv, que seguirá unido ao câmbio automático Tiptronic de seis marchas. O som amplificado é fruto de “partes mecânicas aprimoradas, sem barulho falso”, disse Hein Schafer, executivo da VW dos Estados Unidos, e isso inclusive pode representar problemas à homologação do Jetta.

Barulho extra dos 230 cv pode representar problemas à certificação do carro
Barulho extra dos 230 cv pode representar problemas à certificação do carro Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

Na frente o visual muda mais. Os faróis ganharam DRLs no contorno dos nichos e nova grade — em forma de colmeia e com tira de leds que iluminam a entrada de ar (como no Taos). O para-choques dianteiro do novo Jetta GLI é bem curvilíneo, com decoração extra na cor da carroceria.

Novo Volkswagen Jetta GLI 2022
Novo Volkswagen Jetta GLI 2022 Divulgação/Volkswagen

Por dentro, o novo Jetta brasileiro manterá o seu arranjo geral. Novos bancos com tom-sobre-tom e decorações esportivas em conformidade com a linha GLI, porém, são mudanças que se somarão a itens de automação veicular. 

Previsto para chegar às lojas do Brasil no final do ano que vem, o Volkswagen Jetta GLI 2022 também contará com acesso à internet.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

ou

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês