Novo VW Tiguan é registrado no Brasil com cinco lugares; descubra quando chega
Motor 2.0 turbo será oferecido, mas pode ficar com os mesmos 186 cv atuais ou ter até 272 cv
O novo Volkswagen Tiguan está cada vez mais próximo do Brasil. Depois de vários flagras, o SUV foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e deverá ser um dos lançamentos em 2026.
O SUV, que está em sua terceira geração, chegará como uma aposta mais refinada que o modelo atual. Além disso, a nova geração do Tiguan tem versões apenas de cinco lugares. A Volkswagen terá que importar o Tayron, que é uma espécie de primo chinês do Tiguan, ou criar outro modelo caso queira se manter no mercado de SUVs de sete lugares.
Curiosamente, o novo Tiguan tem 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e um entre-eixos de 2,79 m. São as mesmas medidas do modelo atual.
Visualmente, o Tiguan é mais baixo e largo, com grade integrada aos faróis, além de uma assinatura luminosa horizontal em led — solução já vista no ID.4 e no Golf europeu. A traseira também aposta em linhas horizontais, com lanternas conectadas por um filete de LED.
No interior, o Tiguan aposta em uma grande central multimídia e melhorais visuais no painel de instrumentos digital. O grande destaque fica para a presença de materiais mais refinados para justificar o posicionamento de preço do Tiguan.
A motorização ainda é o grande mistério para o Brasil. O Tiguan é vendido na Argentina com o motor 1.4 TSI presente em Taos e T-Cross, o que não o diferenciaria o suficiente no Brasil. Portanto, deverá vendido com o 2.0 turbo que tem diversas possibilidades de calibração. Por exemplo, o atual Tiguan tem 186 cv, mas esse mesmo motor é calibrado para 201 cv e 272 cv na nova geração do SUV.
O EA888, que é o código do motor 2.0 turbo, também é utilizado pelos esportivos Jetta GLI e Golf GTI, o sedã tem 231 cv e o hatch esportivo desembarcou recentemente no Brasil com 265 cv.
Apesar do Tayron ser vendido em versões híbridas, o Tiguan ainda não dispõe de qualquer eletrificação. A marca anunciou em janeiro desse ano que os “carros com maiores volumes” serão eletrificados nos Estados Unidos, portanto, parece ser apenas questão de tempo.
Honda Prelude chega ao Brasil em 2026 com motor de Civic e itens de Type-R
Caoa Chery Tiggo 5X 2027 estreia em janeiro e marca anuncia o novo Tiggo 9
Toyota Yaris Cross híbrido flex faz até 18 km/l, mas só tem 111 cv e beira R$ 190.000
GWM anuncia 12 carros para 2026 e exibe Tank 700 de 524 cv no Salão







