Toyota e Suzuki estariam desenvolvendo um esportivo com motor 1.0 turbo
Fruto da parceria entre as marcas, estabelecida em 2019, o novo esportivo poderá ser uma versão de produção do conceito Sports EV
Eletrificados ou não, a Toyota tem demonstrado grande empenho em carros esportivos nos últimos anos, e há mais por vir. De acordo com a revista japonesa Best Car, um novo esportivo compacto está em desenvolvimento pela fabricante, em parceria com a Daihatsu (marca de baixo custo da Toyota) e a Suzuki. Ainda não há previsão, porém, de quando o modelo seria revelado.
Segundo a publicação, o novo esportivo seria uma versão de produção do conceito Sports EV, apresentado em 2021 pela Toyota e que nunca teve detalhes técnicos apresentados, exceto pelo fato de ser um elétrico e ter a chancela da divisão GR.
A diferença é que o modelo final não seria elétrico, e sim equipado com um motor 1.0 turbo de três cilindros, com algo em torno de 120 cv e 15 kgfm. Um sistema híbrido-leve também estaria presente para auxiliar com mais força e no consumo de combustível. São números modestos, mas consideremos que o modelo teria dimensões reduzidas e cerca de 1 tonelada.
Sobre o desenvolvimento, a revista japonesa aponta que a Toyota ficaria responsável pelo esquema de suspensão – além, possivelmente, da carroceria final. A motorização ficaria a cargo da Suzuki.
Suzuki e Toyota juntas?
O possível novo esportivo não será o primeiro modelo desenvolvido através de uma parceria entre Suzuki e Toyota. As empresas firmaram um acordo em 2019 prevendo colaboração no desenvolvimento de produtos, com expansão para novos segmentos, e compartilhamento de modelos.
Um dos destaques do acordo é o trabalho em conjunto das marcas para a criação de híbridos, além de modelos para os mercados indianos, africanos e europeus.
Até agora, ao menos três modelos foram afetados pela parceria, sendo todos Toyota transformados em Suzuki. A perua Corolla virou Suzuki Swace, enquanto o RAV4 se transformou em Suzuki Across. Já o Toyota Hyryder, virou o novo Suzuki Grand Vitara.