Renault Grand Koleos já está no Brasil e confirma versão Alpine híbrida
Com porte de Commander e motorização híbrida plug-in de 245 cv, o SUV chegará ao Brasil este ano e pode ser o primeiro híbrido da marca por aqui

A chegada do Renault Grand Koleos ao Brasil foi antecipada há menos de um mês por QUATRO RODAS, e já está acontecendo. Previsto para estrear nos próximos meses, o modelo já foi visto por aqui em um flagra exclusivo, que mostra uma unidade híbrida.
O novo Grand Koleos é produzido na Coreia do Sul, onde sairá com a missão de explorar mercados fora da Europa. Mais do que isso, o modelo é um dos frutos da parceria feita entre a Renault e a chinesa Geely. Na prática, ele é um Geely Monjaro com alterações óbvias para adequações estéticas de um Renault. Por isso, ele será importado, sem possibilidade de nacionalização.

A unidade flagrada denuncia a presença de uma motorização híbrida pela plaquetinha “E-TECH Hybrid” na traseira. Os detalhes em azul na grade (cuja trama parece se “fundir” à carroceria) e nos para-choques, não endossam a mecânica híbrida, na verdade eles revelam que esta unidade é da versão Esprit Alpine.
A Alpine se tornou a divisão esportiva da Renault em 2021 e o Grand Koleos poderia marcar a estreia da escuderia no Brasil. A Esprit Alpine é a versão topo de linha do SUV médio, que também se difere pelas rodas de liga leve exclusivas de 20 polegadas. A cabine tem acabamento escuro, costuras azuis e partes de Alcantara. Mas não há acerto esportivo no carro.
Esta é híbrida plug-in, ou seja, sua bateria pode ser recarregada em fontes externas. Ela combina um motor 1.5 turbo a gasolina a dois elétricos (sendo um deles apenas gerador), com 245 cv totais. O câmbio é sempre automático de seis marchas e a tração, dianteira.

Uma segunda opção de motorização, para versões mais acessíveis, é a 2.0 turbo de 211 cv, com câmbio automatizado de sete marchas. Esta pode não chegar ao Brasil.
Outra denúncia feita pelos flagras é de que o Grand Koleos não passará por nenhuma alteração visual para chegar ao Brasil. Ele manterá a dianteira com faróis afilados e iluminação full led, e a traseira com lanternas que atravessam toda a tampa. Além da grade dianteira, outra grande diferença para o modelo de origem, da Geely, é o local da placa: no Renault, fica no para-choque.

O interior não tem grandes extravagâncias e aposta em um conjunto de três telas de 12,3 polegadas. Uma delas, a que fica à frente do passageiro, poderá ser desativada ao chegar ao Brasil devido à legislação local.

Embora pareça pequeno pelas fotos, o Grand Koleos tem porte de Jeep Commander e Volkswagen Tiguan. São 4,78 metros de comprimento e 2,82 m de entre-eixos. Diferentemente do Jeep, porém, o Renault tem apenas cinco lugares, o que lhe garante um enorme porta-malas de 633 litros.
