Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Novo VW Jetta GLI já roda no Brasil e terá ajustes para fazer mais barulho

Enquanto lojistas queimam estoque da linha atual, novo Volkswagen Jetta GLI já é testado com tratamento acústico especial

Por Eduardo Passos
Atualizado em 1 dez 2021, 13h55 - Publicado em 1 dez 2021, 13h50
Volkswagen Jetta 2022 usará escapes redesenhados para roncar mais alto, sem trapaça (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

É uma questão de tempo para que o novo Volkswagen Jetta chegue às concessionárias brasileiras. O sedã reestilizado já passa por testes no país e teve sua versão esportiva GLI flagrada pela equipe de QUATRO RODAS, comprovando o estágio avançado de seu plano de desembarque.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Ainda que emblemas e designações de versões tenham sido retiradas pela VW, marcações próximas à coluna indicam que a única versão do sedã à venda no país receberá uma revitalização de meia-vida.

Fontes ouvidas por QUATRO RODAS afirmaram que há espécie de “queima de estoque” das unidades do Volkswagen Jetta 2021. Com a fila de espera zerada em diversas localidades, o modelo de R$ 202.550 tem excedente importado do México, com a pronta-entrega sendo usada como argumento pelos vendedores.

Continua após a publicidade
Difusores de ar em formato de colmeia e escapes duplos são principais mudanças na traseira
Difusores de ar em formato de colmeia e escapes duplos são principais mudanças na traseira (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Apesar disso, não espere ver o novo Jetta à venda nos próximos meses. Isso porque, dada a crise de matérias-primas na indústria global, a estratégia da fabricante deverá consistir em lançá-lo no final do ano, em clima mais ameno

Mudanças estéticas

Dianteira do novo Jetta GLI, previsto para o segundo semestre de 2022 para o Brasil
Dianteira do novo Jetta GLI, previsto para o segundo semestre de 2022 para o Brasil (Volkswagen/Divulgação)
Continua após a publicidade

Sempre comedida em suas mudanças, a Volkswagen não fugiu do script e atualizou com leveza o Jetta. Na traseira, por exemplo, a principal mudança está no para-choques, difusores e escapes, ligeiramente maiores e com novas ponteiras. 

Segundo a Volkswagen, os dutos foram redesenhados para que o sedã faça ainda mais barulho com seu 2.0 de 230 cv, que seguirá unido ao câmbio automático Tiptronic de seis marchas. O som amplificado é fruto de “partes mecânicas aprimoradas, sem barulho falso”, disse Hein Schafer, executivo da VW dos Estados Unidos, e isso inclusive pode representar problemas à homologação do Jetta.

Barulho extra dos 230 cv pode representar problemas à certificação do carro
Barulho extra dos 230 cv pode representar problemas à certificação do carro (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Na frente o visual muda mais. Os faróis ganharam DRLs no contorno dos nichos e nova grade — em forma de colmeia e com tira de leds que iluminam a entrada de ar (como no Taos). O para-choques dianteiro do novo Jetta GLI é bem curvilíneo, com decoração extra na cor da carroceria.

Novo Volkswagen Jetta GLI 2022
Novo Volkswagen Jetta GLI 2022 (Divulgação/Volkswagen)

Por dentro, o novo Jetta brasileiro manterá o seu arranjo geral. Novos bancos com tom-sobre-tom e decorações esportivas em conformidade com a linha GLI, porém, são mudanças que se somarão a itens de automação veicular. 

Continua após a publicidade

Previsto para chegar às lojas do Brasil no final do ano que vem, o Volkswagen Jetta GLI 2022 também contará com acesso à internet.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.