Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Volkswagen Jetta 2022 fica mais potente com novo motor 1.5 TSI do Golf

A versão GLI, mais cotada para vir ao Brasil, continua com o 2.0 TSI do modelo 2021

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 23 ago 2021, 19h54 - Publicado em 23 ago 2021, 18h37
jetta GSI e jetta S 2022
Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen apresentou o primeiro facelift da atual geração do sedã médio Jetta após quase 3 anos no mercado. Além das novidades no visual, o modelo recebe o mesmo motor turbo 1.5 TSI do Golf, que garante um ganho de 10 cv para o modelo.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A nova motorização substitui o antigo 1.4 TSI nas versões mais básicas. O 1.5 TSI entrega 160 cv (ante os 150 cv do antigo motor), mas mantém os mesmos 25,4 kgfm de antes. O Jetta GLI 2022 não tem mudanças mecânicas: segue com o motor 2.0 TSI de 230 cv e 35,7 kgfm de força.

Para equipar o Jetta, o 1.5 TSI passou por algumas modificações. As paredes dos pistões recebe revestimento aplicado com plasma para diminuir o atrito e a turbina dos turbocompressores ganhou geometria variável, tudo isso para aumentar pressão, melhorando sua eficiência e desempenho.

Motor 1.5 TSI
Segundo os Executivos da Volks, os modelos equipados com o 1.5 TSI terão uma aceleração de 0 a 100 km/h entre 7 e 8 segundos Divulgação/Volkswagen

Tanto as versões básicas como a GLI terão a opção de câmbio manual de seis marchas. Diferenças, somente, no câmbio automático. Enquanto as versões básicas terão câmbio automático de oito velocidades, a topo de linha terá sete e dupla embreagem (DSG).

VW Jetta 2022 azul visto 3/4 de frente
Para atingir o patamar de 70% das vendas serem de veículos elétricos., a VW precisa atingir o público que gosta de designs mais conservadores, como é caso do visual do Jetta Divulgação/Volkswagen

Mas o visual do Jetta também está diferente.  A grade frontal agora tem duas linhas cromadas, separadas por uma terceira na cor preta, nas versões básicas, ou o tradicional vermelho da GLI. Os para-choques também apresentam tomada de ar com trama em forma de favos e os faróis de neblina, de leds, assumem um formato mais verticalizado.

  • Na traseira, as falsas saídas de escapamentos mais robustas ajudam a reforçar a identidade esportiva da versão mais cara. A fonte dos logotipos também mudou, assim como o logotipo da Volkswagen também foi atualizado.

    VW Jetta GLi vermelho visto 3/4 de frente
    A VW anunciou novidades para o Jetta 2022 e afirmou que pode manter nomes clássicos, como Golf e Jetta, para futuros modelos elétricos Divulgação/Volkswagen

    Seguindo o Jetta GLI, a versão Sport substitui a R-Line e tem contornos escurecidos para as janelas, enquanto nos modelos mais baratos os detalhes serão cromados. A nova versão também tem grade, capa dos espelhos pretas e rodas em tons de preto, além do diferencial eletrônico XDS.

    Continua após a publicidade
    visão da grade Jetta GLI 2022
    Divulgação/Volkswagen

    Cada uma das versões recebe um modelo exclusivo de rodas, variando entre 16 até 18 polegadas da versão GLI. O cliente pode escolher entre 7 tonalidades diferentes para o seu Jetta, incluindo as novas Kings Red Metallic, Oryx White Metallic e Rising Blue Metallic. Na versão GLI, o número de cores disponíveis cai para 5. Em todas as versões, os faróis e lanternas são de LED, com o GLI tendo também projetores.

    VW Jetta 2022 azul visto por trás frente

    Dentro da cabine, os bancos de tecido aparecem nas versões básica e Sport, a diferença é que a primeira tem detalhes com losangos e a outra recebe um design esportivo exclusivo. Ambas tem opções de revestimento em couro preto ou marrom, assim como aquecedor e ventilação.

    Couro reveste volantes e assentos da versão GLI. Os bancos são perfurados e tem forro vermelho para gerar contraste, assim como as costuras do acabamento interno.

    interior jetta
    Divulgação/Volkswagen

    Para todos os modelos, o cluster digital tem 8 polegadas, com exceção do GLI que recebe tela de 10 polegadas. A central multimídia vem com o mais avançado software da VW e tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Outras novidades na parte tecnológica incluem carregamento por indução e sinal Wi-Fi.

    Funções do pacote IQ Drive, como frenagem de emergencia autônoma com monitoração de pedestres, assistência de faixa, detector de ponto cego ativo, alerta de tráfego traseiro, piloto automático adaptativo, assistente viagem e assistente de emergência, serão exclusivas das versões mais caras.

    Jetta GLI 2022
    Divulgação/Volkswagen

    Para os EUA, as vendas devem iniciar no último trimestre desse ano. No Brasil, ainda não há data certa para que elas comecem, mas isso não deve demorar, visto que mulas de testes já foram flagradas em nossas ruas. O mais provável é que apenas o Jetta GLI seja vendido por aqui.

    Fotos do Volkswagen Jetta 2022

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas

    Capa quatro rodas 748 agosto 2021
    Capa quatro rodas 748 agosto 2021 A edição 748 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    Clique e Assine
    Continua após a publicidade
    Publicidade