Nova geração do Peugeot 2008 terá motor 1.0 turboflex híbrido no Brasil
Previsto para 2024, nova geração do Peugeot 2008 fará parte da ofensiva híbrida da Stellantis, que ainda terá motor 1.3 turbo híbrido a etanol no Brasil
A indústria automotiva, por bem ou mal, está empenhada em ajudar a diminuir emissões de carbono, e o carro elétrico é o grande protagonista desse movimento. Mas o elevado preço desse tipo de veículo é um entrave para países mais pobres como o Brasil, que aposta pesado nos híbridos e no etanol.
A Stellantis é uma das que vêm tomando a dianteira nessa estratégia. O conglomerado que une marcas como Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën está disposta a eletrificar, em diferentes níveis, boa parte de seu catálogo. E já planeja carros exclusivamente a etanol.
O primeiro item já havia sido adiantado por QUATRO RODAS, que revelou em julho do ano passado que os Fiat Pulse e Fastback receberiam sistema híbrido leve 48V, no qual um pequeno motor elétrico é conectado ao 1.0 turbo e auxilia em arrancadas ou em um start-stop avançado, semelhante ao Velejar do Kia Stonic.
Mas não para por aí: o novo Peugeot 2008, ainda inédito no Brasil, será mais um a receber essa tecnologia, que se estenderá a todos os modelos 1.0 turbo do grupo (a Strada turbo é a única que ainda não temos certeza).
O projeto P24, como é conhecido, deve trazer algumas novidades estéticas que estrearam recentemente com o e-2008, elétrico, na Europa, com destaque para as DRLs e o para-choque dianteiro redesenhados. Por outro lado, haverá simplificações mecânicas a fim de reduzir custos.
Entre essas mudanças, uma já confirmada é o motor 1.0 turbo flex, de Pulse e companhia, que rende 130 cv e 21,4 kgfm, acoplado ao câmbio CVT. Com o projeto de adaptação desse trem-de-força já sendo feito há algum tempo, a oferta de um Peugeot 2008 MHEV seria tarefa mais fácil, e já está internamente confirmada para o Brasil.
Com o plano de investimento de R$ 2,5 bilhões na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, esta mecânica também poderá ser estendida aos Citroën C3 Aircross e ao futuro SUV cupê derivado dele. Ambos são baseados na plataforma CMP, a mesma do novo Peugeot 2008.
A Stellantis ainda planeja ter carros com sistemas híbridos convencionais e híbridos plug-in, inclusive com estes sistemas eletrificados. Como o custo de um PHEV é elevado, é natural que ele estreie em modelos mais caros, como o Jeep Commander e Ram Rampage, capazes de diluírem melhor esse acréscimo. Ao todo, a empresa terá três tecnologias de eletrificação no Brasil e elas fazem parte do programa Bio-Hybrid.
O sistema será aplicado nas plataformas atuais, o que não inclui, portanto, a próxima geração do Jeep Compass – que será baseada na plataforma STLA Medium do novo Peugeot 3008. O SUV médio, entretanto, se encaixa nos que podem receber o sistema HEV e, claro, a versão exclusivamente a etanol do 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm.
Vale lembrar que, em breve, o Commander e o Compass ganharão versão com o mesmo motor 2.0 Hurricane-4 a gasolina da Rampage, com potência 272 cv e 40,8 kgfm, além do apelo esportivo.