PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

E-3008 chega em 2024 com versão de 320 cv e antecipa o novo Jeep Compass

Com três variantes, novo Peugeot 3008 elétrico terá versões com 525 km e 700 km de autonomia e a mais potente terá dois motores e 320 cv

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 12 set 2023, 19h25 - Publicado em 12 set 2023, 19h22
Peugeot e-3008
 (Divulgação/Peugeot)
Continua após publicidade

Depois de alguns vazamentos e divulgação de algumas imagens oficiais por parte da Peugeot, enfim conhecemos o novo E-3008. O SUV médio elétrico estreia em sua terceira geração, com um visual a lá Fiat Fastback e a estreia da nova plataforma STLA Medium da Stellantis, que futuramente veremos no Jeep Compass e em outros carros médios do grupo.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Peugeot)

O destaque é a nova plataforma, que além dos elétricos, também poderá receber trens de força híbridos e plug-ins. E isso também ocorrerá com o novo Peugeot 3008, que nessas versões que serão apresentadas futuramente.

Além disso, a nova plataforma permitiu que o SUV crescesse, tendo agora 4,5 m de comprimento. A distância entre-eixos cresceu 64 mm em relação a geração passada, chegando a 2,74 m. Quem agradece são os passageiros do banco de trás, que terão um ganho considerável de espaço.

Continua após a publicidade

Não só no tamanho, mas o visual do 3008 também foi bem reformulado. Agora ele é um SUV cupê, assim como o Fiat Fastback e o Volkswagen Nivus. Porém, se olhar de frente, ainda é possível ver alguma coisa da geração passada, mesmo com faróis full-led mais finos e “presas” reestilizadas. A grade ganhou um efeito 3D quadriculado, que passa a impressão de ser aberta, mas na verdade é fechada – como em grande parte dos carros elétricos.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Peugeot)

As luzes traseiras também são finas e interligadas por barra preta, assim como os faróis. A diferença é que na parte de trás ele carrega o nome da marca, enquanto na frente há o nome do carro. O vinco bem marcado em forma de “V” invertido passa uma impressão de maior largura ao 3008.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Peugeot)
Continua após a publicidade

O charme, claro, é o caimento da carroceria “fastback”, que termina em um aerofólio. Isso tudo dá um ar de esportividade que o SUV não terá muito. Seus números de desempenho, divulgados pela Peugeot, são apenas razoáveis, já que o foco será a autonomia.

Em sua versão mais básica, chamada de Electric 210, que como o nome sugere, terá 210 cv e 35 kgfm, enquanto a bateria é de 73 kWh e pode chegar aos 525 km de alcance com uma carga. Nessa variante, o E-3008 pode ir de 0 a 100 km/h em 8,7 s.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Peugeot)

A versão intermediária é para quem quer ainda mais alcance. Chamada de Electric 230 Long Range, ela também tem só motor dianteiro, mas com 20 cv a mais e mesmo torque da Electric 210. Seu trunfo está na bateria maior, de 98 kWh, que entrega uma autonomia de 700 km. Entretanto, como ele fica mais pesado a maior potência apenas mitiga o desempenho menor, com o tempo de 0 a 100 km/h subindo para 8,9 s.

Continua após a publicidade

No topo da gama está a Electric 320. Ela é a única com tração integral, já que ganha um motor elétrico no eixo traseiro de 110 cv, que combinado com o dianteiro, chega a uma potência total de 320 cv. O torque combinado não foi mencionado, mas sabemos que o motor adicional tem 17 kgfm, além dos 35 kgfm do dianteiro. 

Peugeot e-3008

Essa versão terá a mesma bateria e 525 km de alcance da versão mais básica. Ela ganha mesmo em desempenho, com o tempo de 0 a 100 km/ caindo para 6,7 s.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A Peugeot apresentará em um futuro próximo versões híbridas convencionais e plug-ins. Possivelmente, já que dividem a mesma plataforma, podemos ter pistas do que veremos na próxima geração do Jeep Compass, previsto para a partir de 2025.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Quatro Rodas)

O interior do novo 3008 é um destaque à parte. A montadora está estreando nele a mais recente evolução do ​​i-Cockpit, que se destaca pela tela de 21 polegadas panorâmica suspensa no painel, que serve tanto para o quadro de instrumentos como para a central multimídia. 

Peugeot e-3008
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Os principais comandos, que ficam no centro do painel, logo abaixo do display principal, são os chamados i-toggles. Esses são os botões personalizáveis, ou seja, você decide suas funções. Mais abaixo, no grande console central suspenso há alguns botões físicos que regulam o ar-condicionado, enquanto na parte mais inferior fica o carregador por indução. Não há alavanca de câmbio ou seletor giratório para as marchas, esse sistema foi mudado para uma chave do lado direito do volante.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Peugeot)

Para o conforto dos passageiros, todo o acabamento é feito em tecido, enquanto os bancos têm uma combinação de Alcantara e couro. Ainda falando dos assentos, eles têm sistema de aquecimento e refrigeração e ainda podem receber apoios laterais adaptativos, que inflam ou murcham de acordo com quem está sentado.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Peugeot)

O E-3008 também é equipado com um pacote completo de assistência ao motorista. Isso inclui piloto automático adaptativo, assistentes de permanência e troca de faixa, detector e fadiga, sensor de ponto cego com alcance de até 75 metros, controle de descida e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas que funciona em velocidades de até 140 km/h.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Quatro Rodas)

De acordo com a Peugeot, o E-3008 estreia primeiro na Europa, no mês de fevereiro. A marca começará as vendas pela versão elétrica mais básica, além de uma outra híbrida, que deve ser detalhada em breve. As demais versões elétricas e plug-ins, devem chegar na segunda metade de 2024.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.