Hera, Therion, Copa e mais: Volkswagen procura nome para SUV mais barato
SUV mais barato da Volkswagen será baseado no Skoda Fabia e poderá ter motores 1.0 híbrido flex
A Volkswagen bem conseguiu colocar o Polo no lugar do Gol, a ponto de hoje o hatch vender como nunca vendeu. Mas a fabricante não perdeu o interesse em lançar um SUV compacto barato no brasil, que será posicionado abaixo do T-Cross e do Nivus e não será chamado de Gol. Na verdade, já procuram um bom nome para o modelo inédito.
QUATRO RODAS teve acesso a uma pesquisa encomendada pela Volkswagen para avaliar o impacto de possíveis nomes para um SUV compacto. Pode ser apenas uma de muitas pesquisas, pois ainda há muitas opções em jogo:
- Hera
- Tera
- Teon
- Therion
- Taira
- Hera
- Copa
- Copan
De todos os nomes, o único que já tem algum tipo de registro em nome da Volkswagen é o “Copa”, possivelmente devido às várias reedições do Gol Copa. Os nomes com “T” parecem seguir a lógica de nomes de SUVs Volkswagen, a exemplo de T-Cross, Taos, Touareg, Tairon, Tairon, Taigo, entre outros.
Independente do nome escolhido, o projeto do carro já está bem definido. Para custar menos, ele seguirá muitas das estratégias do Polo Track, com quem compartilhará a plataforma MQB A0 e a fábrica de Taubaté (SP). O início da produção do chamado “Projeto VW246” está marcado para o início de 2025, de acordo com a Mobiauto.
A parceria entre a Volkswagen do Brasil e a Skoda, que já rendeu frutos como o Skoda Slavia (um derivado do Virtus exclusivo para a Índia), agora renderá muitos elementos do Skoda Fabia (que ilustra essa reportagem) ao SUV compacto inédito. Tudo para ter maior espaço para a cabeça e para as pernas mantendo os 2,56 m de entre-eixos do Polo.
Quatro Rodas está nos Canais do WhatsApp; clique e participe!
De acordo com o mesmo site, o SUV sem nome aproveitará a estamparia das laterais do Fabia, mas traseira e frente completamente diferentes, além de suspensão mais elevada.
Seu motor será sempre o 1.0 TSI, nas versões com 116 cv e 16,8 kgfm ou com 128 cv e 20,4 kgfm. Contudo, por conta da data de lançamento estar próxima do lançamento da nova fase do Proconve (PL8), é muito provável que o SUV já tenha um sistema híbrido leve, ou seja, um alternador capaz de auxiliar o motor a combustão.