GWM terá dois SUVs de luxo Wey e novo SUV de entrada no Brasil em 2025
Os Wey 05 e 07 serão os novos carros topo de linha da GWM no Brasil. mas um novo SUV de entrada também será lançado em 2025
Enquanto tantas marcas chinesas chegam ao Brasil, outras reforçam sua estratégia. A GWM, que começou a vender carros no Brasil no ano passado, já oferece as linhas Haval e Ora, lançará em 2025 seu SUV mais barato e, no outro extremo, uma nova submarca dedicada aos seus carros mais caros, a Wey.
A divisão mais luxuosa da GWM leva o sobrenome do seu fundador e chairman, Jack Wey. A estreia será com dois lançamentos, o Wey 05 e o Wey 07, SUVs de porte médio e grande com acabamento luxuoso e mais tecnologia embarcada.
Como é o Wey 05
O Wey 05 é vendido como Wey Coffe 01 na China. É SUV híbrido (muito) maior que o Haval H6 e que poderá competir com modelos da Audi, BMW e Mercedes-Benz. Tem 4,87 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,69 de altura e entre-eixos de 2,91 m. Já o visual ostenta muitos cromados, faróis e lanternas full led e rodas de 21 polegadas.
Por dentro, o SUV tem aura premium, com acabamento de padrão mais elevado e visual tecnológico. São três telas: uma horizontal para o quadro de instrumentos, a central multimídia de 14,6” e outra para os comandos, como ar-condicionado, semelhante à modelos de Audi e JLR.
O 05 ainda tem porta malas elétrico, câmera 360°, bancos revestidos em Alcantara, head-up display com realidade aumentada, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, bancos traseiros com aquecimento, teto solar panorâmico, assistente automático de estacionamento e sistemas de condução semiautônoma nível 3.
O Wey 05 é equipado com um conjunto híbrido plug-in, sendo um motor 2.0 turbo dianteiro e outros dois elétricos que, juntos, entregam até 483 cv de potência e 86,3 kgfm de torque. A tração é integral e, segundo a marca, o SUV pode ir de 0 a 100 km/h em 5 segundos. O câmbio é automático de 9 marchas.
Há também uma bateria de 39,7 kWh para suportar o sistema híbrido. Pode rodar até 146 km no modo elétrico, segundo a GWM. Outro detalhe é o seu consumo, que pode chegar a 250 km/l no ciclo WLTP combinado, de acordo com a marca.
Como é o Wey 07
Mostrado no Salão de Pequim, o Wey 07 é um grande SUV, que também chegará ao Brasil. Com mais de 5 metros de comprimento e entre-eixos com mais de 3 metros, o modelo é ainda maior e tem até telão para a segunda e terceira fileira de bancos, pois tem sete lugares.
Chamado de Blue Montain na China, modelo não tem muitos destaques no design. São poucas curvas, design arredondado, além de faróis e lanternas em led afilados.
O interior é o mais chamativo no Wey 07. Há bancos individuais com ajustes elétricos, bem como três telas na frente, sendo uma para o painel de instrumentos e duas de infoentretenimento, além de um head-up display para o motorista. Na parte de trás, há uma outra tela ainda maior – ou televisão, depende de como quer chamá-la – semelhante ao que encontramos no BMW i7. Além disso tudo, ainda tem geladeira de 12,5 litros para os ocupantes.
Para a motorização, o SUV deve receber o mesmo conjunto do Haval H6, composto por um motor 1.5 turbo e dois motores elétricos mais potentes que, na China, somam 516 cv e mais de 93 kgfm de torque.
Ambos modelos devem chegar ao Brasil no ano que vem, mas ainda não há uma data oficial. Os preços serão altos: espera-se que o Wey 05 chegue na faixa dos R$ 350.000 a R$ 400.00, levando em conta de que o Haval H6 ultrapassa os R$ 300.000. Já o Wey 07 poderá beirar os R$ 500.000.
Novo Haval H4 também em 2025
Além dos carros mais luxuosos, a GWM trabalha para lançar um novo SUV de entrada previsto para ser lançado no Brasil também em 2025. Será o Haval H4, um SUV médio menor que o H6 e derivado do Haval Jolion vendido na Europa. Este, diferentemente dos Wey, será fabricado no Brasil.
O design será bastante diferente, porém, para cair no gosto dos brasileiros. Ainda não há confirmação sobre suas especificações, mas é provável que o modelo chegue aproveitando parte da mecânica do irmão H6 de entrada. Ou seja, manteria o motor 1.5 turbo de quatro cilindros, que será flex, combinado a um motor elétrico para entregar ao redor dos 240 cv em um sistema híbrido pleno, que dispensa recarga.
No ano passado, QUATRO RODAS pode conhecer e dirigir o H4. As primeiras impressões foram boas, porém, vale ressaltar que o trem de força do modelo testado é diferente do cotado ao Brasil. Naquela ocasião, o modelo tinha um sistema híbrido pleno, com motor 1.5 aspirado a gasolina de 95 cv e outro elétrico de 150 cv, que entregam juntos 189 cv e 38,2 kgfm.