GAC testa no Brasil SUV compacto rival de HR-V, Creta e T-Cross
Modelo disputará com o Creta o título de SUV compacto mais rápido do Brasil; aparência do chinês é um dos seus destaques
A GAC Motor já iniciou suas operações no Brasil, com direito a anúncios bilionários e busca por locais para instalação de sua fábrica. A chinesa também já faz eventos de apresentação de seus modelos a potenciais clientes e concessionários, cuja ocasião rendeu os primeiros flagras brasileiros. Agora, um terceiro modelo da marca foi visto desembarcando em São Paulo.
Trata-se do GS3 Emzoom, um SUV compacto com medidas pouco maiores em relação à modelos como Hyundai Creta e Honda HR-V. São 4,41 metros de comprimento (cerca de 3,5 cm a mais do que um HR-V), 1,60 m de altura, 1,85 m de largura e 2,65 m de entre-eixos.
Ele é equipado com um motor 1.5 turbo de 177 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, aliado a um câmbio de dupla embreagem com sete marchas. Com esse conjunto e o pacote opcional Megawave Power, que adiciona o modo de condução “race-track”, ele vai de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, segundo a marca. Ele disputaria com o Creta o título de mais rápido do segmento.
Indo além, o GS3 Emzoom tem suspensão traseira por eixo de torção, tração dianteira, tanque de combustível com 47 litros de capacidade e um porta-malas de 341 litros, tudo na média da categoria.
Mais bonito da categoria?
O foco do chinês, porém, não se limitará ao desempenho. Ele também vai muito bem em design, acabamento e na lista de equipamentos. Sobre design, o SUV aposta em traços angulosos e elementos fortemente recortados. Em peças como a grade, os faróis e as lanternas (full-led), a impressão é de que foram moldados por afiadas lâminas.
A temática geral do design do GS3 Emzoon é triangular, seja nas iluminações, nos recortes da carroceria ou nos vincos. É possível encontrar diferentes tipos de triângulos por onde se olha. Nas laterais, as maçanetas são embutidas, as rodas têm 18 polegadas e há um aplique em preto na coluna C.
Um pacote visual esportivo, chamado de R-Style Sporty Kit, adiciona elementos aerodinâmicos nos para-choques, além de rodas exclusivas e dupla saída de escape central. Nesses elementos há faixas em laranja, um pouco exageradas, como na unidade vista na capital paulista.
As linhas do interior são menos ousadas, mas ainda assim modernas. O painel e as portas têm grandes porções em materiais aparentemente macios, com revestimento, e destacam o quadro de instrumentos de 7 polegadas e a central multimídia de 10,25 polegadas. Há também uma aparente variedade de cores e texturas por toda a cabine. O volante pode ser revestido em couro.
Bem equipado, mas…
A lista de itens de série do GAC GS3 Emzoom é grande. Seguindo a versão topo de linha, GL, é possível ter faróis full-led automáticos, luzes de neblina dianteiras e traseira, teto solar panorâmico, sensor de chuva, ar-condicionado digital automático com saídas traseiras, banco do motorista com ajustes elétricos e luzes ambiente.
Há também seis airbags, assistente de descida, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, piloto automático, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros. O Android Auto só funciona via cabo, mas o Apple CarPlay tem conexão sem fio, segundo lista do site global da marca.
Sistemas mais tecnológicos de auxílio fazem parte de um pacote opcional que, para o Brasil, seria de bom-tom que virassem itens de série. Ele inclui piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, leitura de placas de velocidade, faróis altos automáticos, limitador de velocidade inteligente e assistente de permanência em faixa.