Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat Pulse e Fastback terão motores Firefly híbridos no Brasil

Atuais modelos da Fiat ganharão novos motores, com mais potência e até versões híbridas nos próximos anos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 1 ago 2023, 01h58 - Publicado em 5 jul 2022, 04h00
Fiat Pulse 1.3 CVT
Os primeiros híbridos nacionais da Fiat serão Pulse e Fastback, com versões MHEV a partir de 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Quando o SUV cupê Fiat Fastback for lançado, nos próximos meses, a Stellantis encerrará um ciclo de renovação intensa, das marcas Fiat e Jeep. Nos últimos seis anos, a empresa atualizou, respectivamente, as linhas Strada e Toro, Renegade e Compass. Fiat Pulse e Jeep Commander foram lançados há pouco, mas também são frutos desse mesmo ciclo.

De agora em diante, porém, as duas marcas precisarão extrair o máximo deste catálogo, já que nos próximos anos a Stellantis investirá pesado em outras das suas cinco divisões (Citroën, Dodge, DS, Peugeot e Ram). O plano, para sustentar os portfólios de Fiat e Jeep, já está traçado e envolve híbridos leves e motores bem mais potentes.

Fiat Pulse 1.3 CVT
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os primeiros híbridos nacionais da Fiat deverão chegar em 2024, quando Pulse e Fastback serão atualizados. A dupla será dois dos setes eletrificados que a Stellantis lançará no Brasil até 2025.

Ambos seguirão com os motores 1.0 e 1.3 turboflex, mas se tornarão híbridos leves graças ao sistema de 12V que é ligado ao virabrequim. Além de um desempenho mais ágil, a dupla ficará mais econômica e limpa para atender os limites legais de emissões.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

É provável que o Pulse supere números como os do Kia Stonic, que em nosso teste fez, a gasolina, 16,1 km/l na estrada e 13 km/l na cidade. Portanto, o Fiat Pulse 1.0 turbo poderia chegar a 13 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, com gasolina. Incremento superior a 15% em uma categoria onde isso é muito importante.

Fiat Fastback
(Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Isso porque o motor/gerador que substitui o alternador ligado ao virabrequim via correia dentada não apenas dá um fôlego extra quando o motor é exigido, mas também pode permitir desligá-lo em descidas, recuperar energia da frenagem e auxiliar sistemas que eventualmente roubam desempenho do carro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.