Renault Kardian: rival do Pulse e estreará pronto para ser híbrido flex
Nome definitivo do novo SUV compacto nacional já estaria definido. Modelo aproveitará monobloco e até quadro de instrumentos digital do novo Clio europeu
A Renault faz os preparativos finais para a apresentação do seu inédito SUV compacto de entrada, fruto de um investimento de R$ 2 bilhões no Brasil. O novo modelo será apresentado globalmente em outubro e começará a ser vendido no Brasil já no primeiro semestre de 2024. O nome já estaria escolhido: Renault Kardian.
Este SUV será menor que o Duster e ficará muito próximo do Fiat Pulse tanto em dimensões quanto em características técnicas, equipamentos e preços: custará entre R$ 105.000 e R$ 130.000. Enquanto isso, o Duster terá uma leve atualização para ser reposicionado após o Captur sair de linha, o que acontecerá dentro de algumas semanas.
O nome Renault Kardian ainda não está confirmado. Foi registrado na Europa e na América Latina há alguns anos, como foi sinalizado pela Mobiauto em março, mas já vem substituindo o nome de projeto, HJF, dentro da Renault.
Não por acaso, o novo SUV compacto será responsável pela estreia de uma nova mecânica que combina um novo motor 1.0 turbo flex com injeção direta com produção nacional. A Renault também já confirmou um novo câmbio, que QUATRO RODAS detalhou há um ano: será um DCT, de dupla embreagem, com seis marchas e exclusivo para os mercados da América Latina.
A escolha por um câmbio de dupla embreagem estaria relacionada à preparação para que este carro se torne um híbrido flex no futuro. A Renault não esconde que já trabalha para uma futura eletrificação dos seus carros no Brasil.
Além disso, este conjunto promete maior eficiência e uma dinâmica muito melhor que aquela proporcionada pelos atuais câmbios CVT usados pela Renault.
Mas, conta-se, este câmbio DCT terá caixa seca, tipo de sistema que ganhou fama de problemático em outros carros vendidos no Brasil, ao contrário dos DCT com embreagens imersas em óleo. De toda maneira, será o conjunto mecânico mais sofisticado já visto em um Renault nacional.
O que permitirá essa evolução técnica é o uso da nova plataforma CMF-B, a mesma das novas gerações dos Renault Clio e Dacia Sandero na Europa. O desenvolvimento do novo SUV compacto vem sendo feito no complexo de São José dos Pinhas (PR) aproveitando ao máximo componentes de carros europeus.
Por sinal, monobloco, teto e portas são os mesmos da nova geração europeia do Dacia Stepway.
Um desses componentes é o quadro de instrumentos digital, que será baseado no mesmo usado pelas versões intermediárias do novo Renault Clio 2024. É uma tela colorida com cerca de oito polegadas com leds para o marcador de temperatura do motor à esquerda e nível do tanque de combustível à direita. Até nisso será parecido com o Fiat Pulse.
Além disso, imagens do registro de patentes, que fizeram o favor de revelar o design do “Kardian”, também indicam que o novo Renault nacional tem central multimídia destacada na parte superior do painel. Não parece ser muito diferente do que se vê nos Dacia Sandero e Jogger.
O lançamento do novo SUV compacto da Renault marcará o início de uma fase de transição da Renault do Brasil focada em carros mais lucrativos. Os Logan e Sandero estarão saindo de linha e caberá ao suposto Kardian a missão de ocupar a enorme lacuna entre Kwid e Duster. E ainda terá Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker como rivais,
É uma responsabilidade tão grande que houve a preocupação de trazer uma nova plataforma, novas tecnologias e em entregar um bom desempenho.