Chevrolet Tracker, Onix e Onix Plus 2026 perdem potência e têm nova correia
Motor 1.0 turbo será recalibrado para atender as futuras regras do IPI Verde e tem atualização na correia banhada a óleo

Apenas oito meses atrás, a Chevrolet fez uma mudança importante no Tracker, Onix e Onix Plus, elevando a potência do motor 1.0 turbo, além de adicionar injeção direta no SUV compacto. O ganho de potência não durou muito, pois a fabricante lançará a linha 2026 com menos potência.
O argumento para a redução de potência seria as futuras regras do IPI Verde, que poderá classificar a faixa de imposto dos carros.
Fontes revelaram à QUATRO RODAS que a GM mexeu no motor 1.0 turbo, baixando a potência dos atuais 121 cv com etanol para 115 cv e que esta também será a mesma potência com gasolina. Isso não só anula o aumento da potência como deixará os carros ligeiramente mais fracos do que nunca – o motor 1.0 turbo entregava 116 cv até a linha 2025.

De acordo com nossas fontes, as modificações serão feitas por causa do IPI Verde, que terá um conjunto de regras para se encaixar em alíquotas diferentes de acordo com quantidade de CO2 emitidos pelos veículos.
Embora as regras ainda não tenham sido oficializadas, as montadoras já tem conhecimento de algumas das normas que estão sendo negociadas entre o governo e a Anfavea, a associação das fabricantes.
Entre os critérios previstos estão o consumo energético, a potência do motor, o combustível usado e a reciclabilidade do veículo. Isto já explica uma possível queda na força dos carros da Chevrolet, reduzindo os impostos cobrados.
Há outra tributação a caminho com os mesmos critérios. O Imposto Seletivo, apelidado como “Imposto do Pecado”, terá alíquotas diferentes de acordo com a potência, eficiência energética, emissão de poluentes e mais quesitos.
Atualização na correia banhada a óleo
Além da mudança na potência, a GM prepara uma atualização no sistema de correia banhada a óleo, para aumentar a durabilidade do componente. Isto resolverá uma das grandes reclamações dos proprietários, em casos que os clientes usam um óleo fora das especificações da fabricante.
O uso do lubrificante errado pode fazer com que a correia inche, esfarele ou até desfie, danificando a peça e soltando pedaços dentro dos dutos de óleo.

Linha 2026 mais completa
Nossas fontes também revelaram alguns detalhes sobre o Tracker, Onix e Onix Plus reestilizados. A GM aproveitará para rever a lista de equipamentos de série do trio, principalmente no caso do hatch e do sedã compacto, aproximando os carros dos seus rivais.
O Onix finalmente terá faróis full-led, usando as lâmpadas de led inclusive para as luzes de neblina. Assim como já foi confirmado para o Tracker, a dupla contará com quadro de instrumentos digital de 8” e uma nova multimídia de 11”. O hatch ganhará volante com regulagem de altura e profundidade, chave presencial e banco com regulagem de altura em todas as versões.
Tanto o Tracker 2026 quanto os Onix e Onix Plus 2026 terão a garantia aumentada, dos três anos atuais para cinco anos. Recentemente, a empresa já anunciou um aumento na garantia da correia dentada para 240.000 km, sem mexer no prazo para o veículo todo.
Porém, essa garantia só será dada ao assinar os termos do Onstar, que possui um plano gratuito de 10 anos com as funções de diagnóstico do veículo com alertas e notificação de manutenção para concessionária.