Chevrolet Tracker e Montana 2025 ganham injeção direta e têm até 141 cv
Carros com motores 1.0 turbo e 1.2 turbo mais potentes já estão sendo entregues nas concessionárias antes mesmo da reestilização prevista para 2025
A Chevrolet já começou a distribuir para os seus concessionários os Tracker 2025 e Montana 2025 com motores adaptados às normas do Proconve L8. Eles estão mais potentes, pois seus motores três cilindros 1.0 e 1.2 passam a ter injeção direta. Essa atualização está sendo introduzida antes mesmo reestilização do Tracker, que está prevista para o próximo ano.
QUATRO RODAS apurou que a injeção direta elevou a potência do motor 1.0 turbo do Tracker dos atuais 116 cv para 121 cv. Já o motor 1.2 turbo, que equipa todas as versões da Montana e as mais caras do Tracker, passou dos 133 cv para 141 cv, um ganho de 5 cv e 8 cv, respectivamente. Eles ainda não têm, porém, sistema híbrido leve.
Não se sabe ainda o torque e nem se a General Motos optou por manter a temida correia dentada banhada a óleo.
O arrocho nas regras de eficiência que entram em vigor na virada do ano foi o que obrigou a fabricante a adotar a injeção direta antes da reestilização dos seus carros. Além do Tracker, Onix e Onix Plus mudarão em 2025.
O Chevrolet Onix ainda não está sendo distribuído para as concessionárias com o novo motor 1.0. Contudo, o Autos Segredos já havia adiantado que o novo motor chegará às versões hatch e sedã também antes de serem reestilizados. Recentemente, um executivo da GM sinalizou que os novos Onix serão lançados entre fevereiro e abril de 2025.
Em fevereiro, QUATRO RODAS antecipou em primeira mão que a injeção direta chegaria aos carros nacionais da Chevrolet. Esta família de motores, chamada CSS, já havia sido desenvolvida para usar injeção direta, mas foi adiada nos Chevrolet nacionais controlar os custos de produção. Mas é possível que agora também estejam mais econômicos.
No antigo Chevrolet Onix chinês (fora de linha desde o início de 2023) a potência do 1.0 turbo chegava aos 125 cv e 18,3 kgfm de torque. Um ganho de torque equivalente (o atual tem 16,8 kgfm) é esperado para os carros brasileiros.
Por outro lado, os Tracker e Montana 1.2 turbo ficarão mais potentes que o Chevrolet Trailblazer vendido nos Estados Unidos, que tem injeção direta e entrega 139 cv e 22,4 kgfm com gasolina. No Brasil, entregam 133 cv e 21,5 kgfm com etanol.
Como serão os novos Chevrolet Onix e Tracker 2026
Com a mudança antecipada na mecânica, a reestilização deverá aparecer apenas no Onix 2026 e no Tracker 2026. Os dois modelos passarão a seguir o estilo da nova identidade visual que a GM adotou globalmente. A grade será redesenhada com uma forma trapezoidal, seguindo até a borda do para-choque e dividida por uma fina régua na altura do logotipo. O redesenho dos faróis fará com que fiquem mais finos, seguindo a moda, e ainda deve receber uma iluminação full-led nas versões mais caras.
Boa parte das novidades lançadas na Spin virão para o Onix, como o quadro de instrumentos digital de 8” posicionado lado a lado com a tela da central multimídia de 11”, um esquema que a fabricante batizou como Virtual Cockpit System (VCS).
No Chevrolet Tracker 2026, a grade ganhará um novo formato trapezoidal, mas continua dividida por uma barra que interliga as assinaturas de leds e também abriga a gravata da Chevrolet. Outra mudança será feita nos faróis, que passam a ocupar um bloco abaixo dos leds.
Na traseira não é possível perceber mudanças significativas. Inclusive, o formato das luzes parecem estar exatamente igual às atuais. É possível então que a GM altere apenas o desenho interno dessas peças, mas é impossível ter certeza por conta da camuflagem.