Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Após novos HR-V e Civic, Honda lançará Type R e SUV inédito no Brasil

Nova geração do HR-V estreia em agosto e Civic híbrido chega antes do fim do ano. Brasil ainda receberá o HR-V norte-americano com outro nome

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 jun 2022, 16h21 - Publicado em 20 abr 2022, 10h00
Novo Honda HR-V RS tem 1.5 turbo um pouco mais potente. O do Brasil deve ser ainda mais
Novo Honda HR-V RS vendido na Tailândia tem 1.5 turbo. O do Brasil será flex e ainda mais potente (Divulgação/Honda)

Há um ano no cargo, o novo CEO da Honda para a América do Sul, Atsushi Fujimoto, deu ontem sua primeira entrevista no Brasil, para a imprensa especializada onde falou de todos planos da Honda para os próximos anos. Inclusive, adiantou todos os lançamentos da marca até 2023. 

Além de voltar a ter mais carros à venda (hoje, tem apenas o City sedã e o City hatch), a fabricante japonesa prometeu atender antigos anseios dos brasileiros: importará a nova geração do Civic Type R.

 Lançamentos da Honda no Brasil em 2022:

Novo Honda HR-V: a terceira geração do SUV compacto chega em agosto deste ano, em quatro versões de acabamento, sendo duas equipadas com motor 1.5 DI (o mesmo do novo City, com injeção direta) e duas com o 1.5 Turbo Flex (Touring e RS, se seguir o modelo tailandês), que também terá injeção direta, mas foi desenvolvido especialmente para nosso mercado, por conta da tecnologia bicombustível.

Novo HR-V
Honda do Brasil mostrou o novo Honda HR-V ainda camuflado (Divulgação/Honda)

Segundo o executivo, o novo modelo será uma nova referência no segmento graças ao conteúdo tecnológico com recursos de segurança, meio-ambiente e conectividade.

Um desses recursos será o sistema de segurança Honda Sensing que usa uma câmera e quatro sensores e radares para auxiliar os dispositivos de assistência ao motorista (ADAS) como piloto automático adaptativo, o assistente de permanência em faixa e a frenagem automática de emergência. Seria mais completo que o sistema disponível no City Touring, portanto. 

Algumas versões trazem máscaras negras nas lanternas
A foto anterior, porém, confirma o mesmo visual do HR-V tailandês (Divulgação/Honda)

Além destas inovações, Fujimoto mencionou também outras menos evidentes, mas que os motoristas também devem perceber como o aumento da rigidez torcional da carroceria em razão do uso de aços de alta resistência e também pelo novo processo de solda introduzido na fábrica de Itirapina.

Continua após a publicidade
Versões mais baratas têm 1.5 aspirado e com injeção direta, usado nos Honda City brasileiros
Versões mais baratas têm 1.5 aspirado e com injeção direta, usado nos Honda City brasileiros (Divulgação/Honda)

Batizado de Inner Frame, esse processo finaliza o monobloco em uma mesma estação sem a necessidade de deslocar o conjunto, o que resulta em maior precisão e qualidade do trabalho. Esse processo é semelhante ao que foi adotado pela Hyundai, na fábrica de Piracibaba (SP) e pela Stellantis, em Goiana (PE).

Novo Honda Civic: Fujimoto confirmou o lançamento do novo Honda Civic, para o quarto trimestre de 2022, sem dar detalhes do produto. Mas, como já informamos anteriormente, o sedã que deixou de ser produzido no Brasil na virada do ano estreia em nova geração, a décima primeira, e será importado em versão híbrida.

Civic Híbrido
(Divulgação/Honda)
novo civic e:hev
(Divulgação/Honda)

O novo Civic será equipado com o mesmo motor e:HEV do Honda Accord, que usa um motor a combustão 2.0 movido a gasolina, com injeção direta de combustível e ciclo Atkinson, mais eficiente, mais dois elétricos, um deles com a função principal de gerador e o outro sim com a responsabilidade de tracionar o motor. Esse tem 184 cv e 32,1 kgfm de torque.

Lançamentos da Honda no Brasil em 2023:

O executivo adiantou também três novidades para nosso mercado, no próximo ano. Todas importadas e ainda sem data definida para chegar,

Novo Honda CR-V: a única informação que o CEO forneceu é que será uma versão híbrida.  Mas, sendo um modelo 2023, já se trata do exemplar da nova geração, a sexta, que terá lançamento mundial em 2023.

Continua após a publicidade
CR-V flagrado por Carscoops dianteira
Nova geração do CR-V já está em testes no exterior (Carscoops/Reprodução)

Provavelmente o novo CR-V chegará por aqui, pelo menos seis meses depois de apresentada em outros países como Japão e Estados Unidos. Pelo que se sabe, o CR-V terá dimensões ainda maiores que as atuais, se posicionando entre os SUV grandes, enquanto o nosso HR-V é compacto e o HR-V norte-americano, será médio.

SUV inédito: Fujimoto anunciou também um novo SUV, ainda sem nome definido. Antes que o SUV do City, que vem sendo desenvolvido na Tailândia, seja aventado é bom deixar claro que esse SUV misterioso será justamente o novo Honda HR-V norte-americano, que terá outro nome por aqui – e também na Europa.

Honda HR-V para os Estados Unidos
Honda HR-V para os Estados Unidos (Divulgação/Honda)
Honda HR-V para os Estados Unidos
Honda HR-V para os Estados Unidos (Divulgação/Honda)

Ele será maior que o nosso HR-V, que compartilha a plataforma com o City. Sua plataforma é a mesma do novo Civic. Sendo assim, pode-se esperar que ele desembarque no Brasil tendo a mesma motorização e:HEV.

Compartilhe essa matéria via:

Novo Honda Civic Type R: outra novidade mundial da marca, a nova geração do Honda Civic Type R será vendida no Brasil pela primeira vez e já chegará com um rival na mira: o GR Corolla, também confirmado. 

Civic Type R
(Divulgação/Honda)

Agora derivada do novo Civic, de décima primeira geração, o hatch esportivo nem sequer foi oficialmente apresentado. Ainda não existem muitas informações desse carro, mas é quase certo que terá motor 2.0 VTEC Turbo, com potência superior aos 320 cv da versao atual, lançada em 2017.

Continua após a publicidade

Eletrificação em vista

Como a entrevista aconteceu alguns dias depois da Honda do Japão ter anunciado sua estratégia para as próximas décadas, com a meta de reduzir a zero as emissões de CO2 e as mortes no trânsito até 2050, Fujimoto respondeu muitas perguntas sobre a participação da Honda do Brasil, nessa estratégia.

Segundo ele, a empresa estuda todas as possibilidades tecnológicas para o Brasil, mas que a eletrificação depende muito das oportunidades do mercado. E que, no momento, o Brasil caminha de forma mais lenta que em outros países, em relação à mobilidade elétrica.

Honda anunciará até 30 novos elétricos
Novos esportivos elétricos da Honda (Divulgação/Honda)

Ele citou a sazonalidade das chuvas que diminui a geração da energia elétrica, e a necessidade de políticas oficiais para incentivar a mobilidade elétrica, como entraves para o avanço dessas tecnologias elétricos no país, entre outros fatores. E disse que o etanol é uma boa alternativa para o país, como fonte de energia mais limpa que os combustíveis fósseis.

A Honda do Japão anunciou investimentos de 8 trilhões de ienes (cerca de 64 bilhões de dólares), nos próximos 10 anos, empregados em desenvolvimento de eletrificação e software, o que inclui pesquisa de novas baterias do estado sólido e 30 novos veículos elétricos até 2030, para um volume de produção annual estimado em 2 milhões de unidades.

Na estratégia da matriz japonesa, a empresa contempla principalmente os mercados dos Estados Unidos e da China, além do Japão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.