Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Honda Civic Type R estabelece recorde em Suzuka antes de seu lançamento

Hatch esportivo superou o tempo da sua geração passada e agora é dono da volta mais rápida entre os modelos de tração dianteira em Suzuka

Por João Vitor Ferreira
8 abr 2022, 18h14

O novo Honda Civic Type R sequer foi revelado por completo, mas já está fazendo história. Isso porque o esportivo quebrou o recorde de volta rápida entre os modelos com tração dianteira no tradicional autódromo de Suzuka, no Japão.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O tempo estabelecido foi de 2min23s12, exatamente 0,872 segundo mais rápido que o antigo recorde, que pertencia ao Civic Type R Limited Edition da geração passada.

Vale ressaltar que o antigo recordista era a versão mais hardcore do Type R naquela época, tendo peso reduzido, suspensão e direção revisadas para a pista, rodas de 20’’ forjadas e pneus Michelin Cup 2, tudo isso para melhorar a performance.

Continua após a publicidade

Durante o traçado de 5,8 km em Suzuka, o Honda Civic Type R atingiu uma velocidade máxima de 231 km/h, mas não há nada concreto de que esse seja seu limite. Pelo que se especula, o modelo terá um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, semelhante ao da versão passada porém atualizado para gerar cerca de 320 cv. A única certeza é que o câmbio será manual de seis marchas, assim como o Civic Si.

Honda Civic Type R Suzuka frontal
(Divulgação/Honda)

O próximo desafio deverá ser no clássico autódromo de Nürburgring, na Alemanha. Em 2017, o Type R da época fez história por lá, registrando o tempo de volta mais rápido entre os FWD e, por consequência, se tornando o carro de tração dianteira mais rápido do mundo. Resta saber se o modelo 2023 repetirá esse feito.

Continua após a publicidade
Honda Civic Type R Suzuka 1
(Divulgação/Honda)

Mais informações sobre o Honda Civic Type R 2023, assim como o seu visual, só serão reveladas no próximo trimestre, em sua estreia oficial. Mundialmente, ele irá rivalizar com outro esportivo japonês, o recém revelado Toyota GR Corolla. Este, que por sua vez, terá motor 1.6 turbo, 304 cv, câmbio manual de seis velocidades, tração integral e que está confirmado para o Brasil. 

Quanto ao Civic, apenas sua versão híbrida será importada para o Brasil e não há nenhum rumor sobre a vinda do Type R. Uma pena, já que ele e o Corolla têm uma rivalidade histórica por aqui e com suas versões esportivas não seria diferente.

Continua após a publicidade
Honda Civic Type R Suzuka traseira
(Divulgação/Honda)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.