Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Honda Civic Type R estabelece recorde em Suzuka antes de seu lançamento

Hatch esportivo superou o tempo da sua geração passada e agora é dono da volta mais rápida entre os modelos de tração dianteira em Suzuka

Por João Vitor Ferreira 8 abr 2022, 18h14

O novo Honda Civic Type R sequer foi revelado por completo, mas já está fazendo história. Isso porque o esportivo quebrou o recorde de volta rápida entre os modelos com tração dianteira no tradicional autódromo de Suzuka, no Japão.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O tempo estabelecido foi de 2min23s12, exatamente 0,872 segundo mais rápido que o antigo recorde, que pertencia ao Civic Type R Limited Edition da geração passada.

Vale ressaltar que o antigo recordista era a versão mais hardcore do Type R naquela época, tendo peso reduzido, suspensão e direção revisadas para a pista, rodas de 20’’ forjadas e pneus Michelin Cup 2, tudo isso para melhorar a performance.

Durante o traçado de 5,8 km em Suzuka, o Honda Civic Type R atingiu uma velocidade máxima de 231 km/h, mas não há nada concreto de que esse seja seu limite. Pelo que se especula, o modelo terá um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, semelhante ao da versão passada porém atualizado para gerar cerca de 320 cv. A única certeza é que o câmbio será manual de seis marchas, assim como o Civic Si.

Continua após a publicidade

Honda Civic Type R Suzuka frontal
Divulgação/Honda

O próximo desafio deverá ser no clássico autódromo de Nürburgring, na Alemanha. Em 2017, o Type R da época fez história por lá, registrando o tempo de volta mais rápido entre os FWD e, por consequência, se tornando o carro de tração dianteira mais rápido do mundo. Resta saber se o modelo 2023 repetirá esse feito.

Honda Civic Type R Suzuka 1
Divulgação/Honda

Mais informações sobre o Honda Civic Type R 2023, assim como o seu visual, só serão reveladas no próximo trimestre, em sua estreia oficial. Mundialmente, ele irá rivalizar com outro esportivo japonês, o recém revelado Toyota GR Corolla. Este, que por sua vez, terá motor 1.6 turbo, 304 cv, câmbio manual de seis velocidades, tração integral e que está confirmado para o Brasil. 

Quanto ao Civic, apenas sua versão híbrida será importada para o Brasil e não há nenhum rumor sobre a vinda do Type R. Uma pena, já que ele e o Corolla têm uma rivalidade histórica por aqui e com suas versões esportivas não seria diferente.

Honda Civic Type R Suzuka traseira
Divulgação/Honda
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês