Volkswagen Up! GTI surge em Frankfurt antes do lançamento oficial

Versão esportiva tem o mesmo motor 1.0 do Up TSI nacional, mas com 10 cv extras e 20% mais torque

Para-choque exclusivo e friso vermelho na grade: este Up! é um legítimo GTI (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

A sigla GTI desperta empolgação nos fãs de esportivos da Volkswagen desde meados dos anos 70. Tradicionalmente associada ao Golf, agora ela surge no Up!, que faz sua primeira aparição pública no Salão de Frankfurt ainda na forma de carro-conceito.

A marca alemã equipou a versão esportiva com o mesmo motor 1.0 do Up! TSI, que faz a alegria dos gearheads brasileiros há dois anos, mas com receita um pouco distinta.

A fórmula europeia entrega 115 cv a 5.000 rpm e 20,4 mkgf a 2.000 rpm. São apenas 10 cv adicionais em relação ao Up! TSI brasileiro, mas o torque é quase 20% maior que os 16,8 mkgf do motor que equipa o nacional – e quase igualando os 20,2 mkgf do motor 2.0 do Renault Sandero R.S.

Friso vermelho na tampa preta (de vidro) é um dos elementos exclusivos do GTI (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

Segundo a VW, o Up! GTI presta uma justa homenagem ao primeiro Golf GTI – que pesava 810 quilos, tinha 110 cv e precisava de 9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. O novo subcompacto esportivo promete manter a simplicidade e a diversão do veterano, atingindo os 100 km/h em 8,8 s.  

Comparando as medidas dos dois carros, nota-se que o Up! é mais curto (3,60 metros contra 3,70 metros do Golf), mas mais pesado (997 kg ante 810 kg), ligeiramente mais largo (1,64 metro contra 1,63 metro) e bem mais alto (1,49 metro contra 1,39 metro).

O Up! traz várias referências aos modelos GTI, incluindo frisos vermelhos na frente e atrás e faixas pretas na base das portas. Por dentro, o compacto traz volante de base achatada com o logotipo da versão, apliques vermelhos por toda a cabine e o clássico tecido xadrez nos bancos.

Revestimento dos banco em xadrez é um dos elementos mais clássicos da linha GTI (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

A suspensão (McPherson na frente e eixo de torção atrás) teve braços, amortecedores e molas recalibrados, além da altura rebaixada em 1,5 cm. As rodas de 17 polegadas têm desenho exclusivo.

Resta apenas esperar até o começo de 2018, quando o Up! GTI finalmente será lançado na Europa. O preço sugerido é estimado em 17.500 euros – valor acessível no Velho Continente, mas que já salta para R$ 64.571 na conversão direta. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. djalma andretta

    Aqui no Brasil então teria 128 cavalinhos…nada mal!