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Quais os números de venda dos carros esportivos nacionais?

208 GT, Sandero R.S. e Golf GTI arrancam suspiros dos aficionados, mas suas vendas não projetam um bom futuro para os esportivos no Brasil

Por Guilherme Fontana Atualizado em 26 out 2017, 10h53 - Publicado em 17 ago 2017, 20h06
Peugeot 208 GT x Renault Sandero R.S.
Sandero R.S. e 208 GT: dupla francesa tem prestígio, mas pouco público Marco de Bari/Quatro Rodas

Quando falamos de esportivos, dois sentimentos exalam dos entusiastas brasileiros: a exaltação dos nacionais e a revolta por não termos mais opções por aqui.

Para agradar à quem adere ao primeiro, algumas marcas arriscam e trazem modelos específicos – alguns, porém, não duram muito pelo baixo número de vendas, caso do Civic Si, que praticamente não vendeu em sua última encarnação (cupê) disponível por aqui.

Atualmente, três hot hatches derivados de modelos comuns representam os esportivos nacionais: Peugeot 208 GT, Renault Sandero R.S. e VW Golf GTI. Os números de vendas foram compilados pela consultoria Jato Dynamics.

Será que eles vão bem? De cara, os dois franceses já mostram que não.

Primeiro modelo da divisão Renault Sport fabricado fora da França, o Sandero tem belas credenciais: motor 2.0 16V aspirado de até 150 cv e  20,9 mkgf, sempre com câmbio manual de seis marchas, e ajustes de suspensão e direção bastante elogiados.

Tudo isso por uma relação custo-benefício imbatível no país dos preços exorbitantes: R$ 63.600 iniciais – o mesmo valor de um Hyundai HB20 hatch topo de linha.

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Renault Sandero R.S.
Motor 2.0 aspirado com ronco encorpado e suspensão adequada para track-days são os chamarizes do Sandero R.S. Marco de Bari/Quatro Rodas

Mesmo assim, suas vendas ficam bem abaixo do esperado pela marca, que declarou a expectativa de até 200 unidades mensais do modelo na época do lançamento.

De acordo com números disponibilizados pela Jato, o Sandero R.S. vendeu apenas 410 unidades de janeiro a junho. Ou seja, cerca de 68 unidades por mês. Com isso, no acumulado, ele representa 1% das vendas de toda a linha Sandero – foram 39.267 exemplares emplacados no mesmo período.

Peugeot 208 GT
O 208 GT tem um moderno motor 1.6 turbo de até 173 cv e maior refinamento que o Sandero R.S. Marco de Bari/Quatro Rodas

Já o 208 GT tem receita mais moderna e utiliza o eficiente motor 1.6 turbo de até 173 cv e 24,5 mkgf, também com transmissão manual de seis marchas. Em nossos testes, ele levou 8,2 segundos para ir até os 100 km/h a partir da inércia. Mais potente, ele também é mais sofisticado e equipado do que o Sandero, mas também mais caro: parte de R$ 83.990.

Os números do Peugeot são ainda mais tímidos em relação ao Renault, com 120 unidades vendidas no primeiro semestre do ano. A participação na linha 208 é de 2,3%. Isso por causa das vendas menores do 208. No total, entre janeiro e junho, foram emplacados 5.129 exemplares de todas as versões do hatch francês.

Volkswagen Golf GTI
Golf GTI é o esportivo nacional mais caro, mas também o mais vendido Uli Sonntag/Quatro Rodas

O Golf GTI, contudo, surpreende. Dos 2.458 Golf vendidos no período da apuração, 315 foram da versão GTI, equipada com um motor 2.0 turbo de 220 cv e 35,7 mkgf, sempre com transmissão automática DSG de seis velocidades. O preço inicial do modelo assusta: R$ 132.250. Com todos os opcionais e pintura perolizada, o valor chega a R$ 161.724!

Peugeot 208 Renault Sandero VW Golf
Esportivo 120 (2,3%) 410 (1%) 315 (12,8%)
Demais versões 5.009 (97,7%) 38.857 (99%) 2.143 (87,2%)
Total 5.129 39.267 2.458

Conclusão: de nada adianta o público implorar por mais esportivos de verdade (e não esportivados) se pouquíssimas pessoas se arriscam a comprá-los. As montadoras, claro, já sabem bem disso.

Atualização: a Honda confirmou que a partir de 2018 vai trazer para o Brasil o novo Civic Si na carroceria cupê de duas portas. 

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