Salão do Automóvel: como são as áreas VIP do evento?

De espaços dedicados a clientes, mimos para atrair a concorrência a áreas só para convidados, nenhuma tem convites à venda

Salão do Automóvel 2018

Salão do Automóvel 2018 (Salão do Automóvel/Divulgação)

O Salão do Automóvel de São Paulo tem mais de 540 veículos expostos nos 110.000 m² e até o teste gratuito de veículos elétricos e híbridos na área organizada pela QUATRO RODAS.

Os preços dos ingressos variam de R$ 40 a R$ 370. Mas o dinheiro não garante acesso a todas as partes do São Paulo Expo: em boa parte das áreas VIP, a entrada é restrita a poucos.

SUV elétrico E-tron está exposto apenas na área VIP da Audi

SUV elétrico E-tron está exposto apenas na área VIP da Audi (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

No caso da Audi, por exemplo, qualquer proprietário de veículos BMW, Ferrari, Land Rover, Jaguar, Mercedes-Benz e Porsche podem acessar o espaço reservado no estande da marca. Curiosamente, chaves de Volvo não liberam a entrada.

Além de bebidas, comidas e local para descanso, o fabricante alemão deixa à mostra o SUV elétrico E-tron – que não está exposto ao público.

Também há empresas com áreas exclusivas para convidados, como é o caso de BMW, Nissan, Porsche e Renault – que têm acesso ainda mais exclusivo e poucos clientes podem entrar.

Espaço da Nissan é destinado apenas a convidados

Espaço da Nissan é destinado apenas a convidados (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

De acordo com a Nissan, diferentes públicos deverão ser chamados, dependendo do dia: já houve, inclusive, uma programação dedicada a funcionários que ganharam um concurso.

Por sua vez, a Porsche tem dois espaços. Além da parte do estande dedicada a negociações, o segundo andar tem uma área mais exclusiva, com bar, poltronas e um Panamera Turbo S Hybrid.

Panamera Turbo S Hybrid é uma das atrações do espaço da Porsche

Panamera Turbo S Hybrid é uma das atrações do espaço da Porsche (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

“É, basicamente, uma área para relacionamento, mais reservada para dar conforto a clientes e concessionários”, diz Rodrigo Soares, gerente de relações públicas e imprensa da Porsche.

Já a Renault, por exemplo, envia aos concessionários alguns convites para serem distribuídos a clientes especiais, fornecedores, além de parceiros comerciais para fins de relacionamento.

Entre as generalistas, a Volkswagen restringe a entrada à área vip – com geladeira de Kombi e luminárias de Fusca – a clientes premium e, principalmente, reuniões de funcionários.

Área VIP da Volkswagen tem elementos inspirados nos carros da marca

Área VIP da Volkswagen tem elementos inspirados nos carros da marca (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

“Temos um auditório com 500 lugares e nosso espaço dá suporte aos convidados que, quase sempre, vêm a trabalho”, explica Luiz Antônio Buozzi, gerente de brand experience da VW.

Por outro lado, a Chevrolet permite o acesso ao espaço – que tem área de descanso, local para carregar celular e até petiscos – a qualquer cliente que apresente uma chave da marca.

O fabricante também oferece outra sala mais reservada, com direito a bebidas alcoólicas e até comida japonesa, apenas a convidados (como celebridades e autoridades, por exemplo).

Ainda há as empresas que oferecem acesso a espaços reservados, descontos e vantagens aos consumidores que participam de clubes oficiais, como é o caso de Fiat, Hyundai e Jeep.

“Para nós, não é uma área vip, mas sim um lounge de relacionamento para quem tem alguma relação com as marcas”, afirma João Batista Ciaco, diretor de marketing do grupo FCA.

Cadastrados no Fiat L’Unique e no Jeep Nation têm estacionamento grátis e alimentação. Já o Hyundai Sempre oferece café, bufê e videogame, além de descontos no aplicativo Cabify.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s