Clique e assine por apenas 8,90/mês

Honda Urban EV: compacto retrô deve virar realidade em 2019

Design do hatch elétrico é baseado nos antigos compactos vendidos pela marca no fim dos anos 60

Por Vitor Matsubara - Atualizado em 13 set 2017, 10h29 - Publicado em 13 set 2017, 10h21
Linhas nostálgicas foram inspiradas no clássico N360 Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas

Fãs mais ardorosos da Honda notarão algumas semelhanças do Urban EV Concept com clássicos produzidos pela própria marca.

O design retrô é, certamente, um dos maiores chamarizes deste conceito. Os faróis redondos e o estilo simpático remetem ao pequenino N360. O carro lançado no Japão em 1969 deu origem ao N600, uma versão mais potente do mesmo projeto que marcou a entrada da Honda nos Estados Unidos e na Europa no fim dos anos 60.

Clique aqui para assistir no YouTube

A nostalgia, porém, se restringe ao visual. A sigla “EV” indica que o compacto é totalmente elétrico. A Honda fez mistério e não divulgou mais detalhes sobre a motorização, mas revelou que o Urban EV traz um novo sistema de administração de energia elétrica (chamado Power Manager Concept), concebido para “armazenar energia de forma mais eficiente e aproveitar eletricidade gerada por fontes renováveis”.

Continua após a publicidade
O Urban EV tem 3,90 metros de comprimento, 10 cm a menos do que o Fit Honda/Divulgação

Embora seja 10 cm mais curto do que os 3,99 metros do Fit, o protótipo tem quatro lugares. As portas tem abertura em sentido invertido, facilitando o acesso ao interior. O revestimento combina tecido cinza com detalhes em madeira – outra referência aos antigos modelos da Honda.

Desenho do volante é bastante incomum Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas

Os mostradores convencionais foram substituídos por uma larga tela que ocupa praticamente toda a cabine, praticamente eliminando as chances de o motorista se distrair se precisar consultar alguma informação.

Banco dianteiro é inteiriço, como no N360, e parece um sofá quando as portas se fecham Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas

Quem estiver dentro do carro poderá se comunicar com outros veículos redigindo mensagens que são exibidas na parte da frente do veículo, justamente no lugar destinado à grade frontal nos veículos movidos a combustão.

Se você achou que o Urban EV está quase pronto para ser fabricado é porque são grandes as chances de o projeto virar realidade.

Continua após a publicidade
Portas dianteiras tem abertura “suicida”, ou seja, em sentido inverso Honda/Divulgação

Segundo o CEO da Honda, Takahiro Hachigo, o compacto pode ser fabricado a partir de 2019. Antes disso, porém, o carro deve passar por algumas alterações para viabilizar sua produção, como a adoção de rodas menores e a exclusão de recursos típicos de carros-conceito – como o exótico recurso de exibir mensagens na dianteira do carro.

Publicidade