Clique e assine por apenas 8,90/mês

VW pode fabricar novo SUV nos EUA

Modelo compacto seria feito no Tennessee

Por Vitor Matsubara - Atualizado em 9 nov 2016, 12h58 - Publicado em 10 jan 2014, 16h20
fabricantes

A Volkswagen AG pode fabricar um novo utilitário esportivo em sua planta de Chattanooga, no Tennessee (Estados Unidos). O anúncio, inclusive, poderá ser feito na próxima semana durante o Salão de Detroit, segundo uma fonte da empresa revelou à agência Reuters.

O vice-presidente executivo da VW of America, Marc Trahan, já havia dito em setembro de 2013 que a planta norte-americana seria a favorita na briga pela produção de um novo SUV compacto. “Fizemos um investimento bastante expressivo em Chattanooga e queremos vê-la trabalhando no limite”, afirmou. A fábrica de Puebla, no México, também estaria na briga. A VW não quis se pronunciar sobre o assunto.

A marca alemã luta para virar a maior montadora de automóveis do mundo até 2018. Atualmente em terceiro lugar (atrás de Toyota e General Motors), ela aposta em mercados até então tidos como emergentes, especialmente China e Rússia, e em países onde ela pode fortalecer sua presença, como os Estados Unidos.

Até 2018, o objetivo do Grupo VW é vender 10 milhões de unidades pelo mundo, sendo 800 mil apenas nos EUA. Nos últimos anos, a marca vem investindo em modelos desenvolvidos para atender o gosto do consumidor americano. É o caso do Passat, que tem diferenças de estilo e conteúdo em relação a seu xará europeu. Não se sabe se este possível SUV seria do porte do Taigun (que ilustra esta nota), mas a tendência é que o modelo substitua o Tiguan.

Continua após a publicidade

No ano passado, as vendas da VW tiveram queda de 7%, especialmente por conta da queda nas vendas de modelos como Golf, Tiguan e Touareg, que acabaram sendo ofuscado por rivais mais modernos feitos nos EUA e na Ásia.

Publicidade