Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW e Ford estão trabalhando em projeto de SUV elétrico baseado na Amarok

Segundo CEO, VW e Ford estão trabalhando para eletrificar a plataforma T6, utilizada nas novas gerações da Ranger e Amarok

Por João Vitor Ferreira
23 jan 2023, 20h31

A parceria entre Ford e Volkswagen deu certo e o fruto dela são as novas gerações das picapes Ranger e Amarok, feitas sobre a mesma plataforma T6. Agora, parece que as duas marcas têm o mesmo objetivo de eletrificar o chassi de longarinas usado pelas duas picapes. Mas quem deve sair na frente é a VW.

Durante o lançamento da Amarok, em dezembro, na África do Sul, o CEO da Volkswagen Commercial Veichles, Carsten Intra, contou ao site britânico Autocar que a montadora alemã está desenvolvendo meios de eletrificar a plataforma T6, de origem Ford.

Nova Volkswagen Amarok
A nova VW Amarok usa o mesmo chassi de escadas para da Ford Ranger, que está sendo eletrificado para um novo SUV off-road da Volkswagen (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

De acordo com o CEO, as duas fabricantes estão trabalhando juntas para a eletrificação da plataforma, que já é compatível com trens de força híbridos. A Autocar confirmou que o projeto está sendo desenvolvido na sede da Ford Austrália, na cidade de Melbourne, onde também ocorreu boa parte do desenvolvimento da Amarok. A equipe da Ford, em Dearborn, nos EUA, também está colaborando, segundo Intra.

Porém, ao que tudo indica, não será uma picape elétrica que teremos no futuro, mas sim um SUV. Embora não tenha sido divulgado qual será este novo utilitário, há rumores que a Volkswagen aproveite um projeto que havia abandonado há algum tempo.

ID.Ruggdz
ID.Ruggdz (Reprodução/Internet)

O chamado ID.Ruggdz foi um conceito nunca visto pelo público e apresentado exclusivamente para imprensa. Na época, ele seria montado sob a plataforma MEB, da própria Volks, porém foi descontinuado após os diversos bugs de software que apareceram em 2020, durante o lançamento do ID.3, primeiro elétrico da marca.

A proposta do Ruggdz seria de um SUV grande, 4X4 e com boa capacidade para o off-road. Na época de seu anúncio, em 2019, o então CEO da marca Ralf Brandstätter, havia dito que ele seria uma resposta a possíveis versões elétricas do Ford Bronco, Jeep Wrangler e Toyota 4Runner, o SW4 dos europeus.

Nova Ford Ranger
A plataforma T6 já aceita motorizações híbridas e a sua eletrificação completa pode ser indício de que uma Ranger Lightning está cada vez mais próxima (Divulgação/Ford)

O desafio maior não seria a conversão, visto que a Ford já eletrificou um chassi no projeto da F-150 Lightning, mas arrumar uma bateria que fosse compatível com a proposta do SUV. A Volkswagen não deu nenhuma especificação sobre o conjunto mecânico, porém deixou claro que o SUV da Amarok deverá ter uma bateria de pelo menos 110 kWh para fornecer a capacidade de reboque e a autonomia esperada de um carro desse tipo.

Printscreen de post de designer do Grupo Volkswagen
A confirmação do SUV elétrico baseado na Amarok não inviabiliza o lançamento da Scout, marca do grupo que será focada em picapes e SUVs elétricos exclusivos para os Estados Unidos (Reprodução/Internet)

A confirmação do lançamento de um SUV off-road com o logo da Volkswagen não devem interferir nos planos do grupo de reviver a marca Scout. Embora o foco da nova marca seja em trazer SUVs e picapes elétricos com apelo mais esportivo, ele não conflitaria com SUV elétrico baseado na Amarok, já que a marca teria foco apenas no mercado norte americano, enquanto o utilitário seria mundial.

Quanto a Ford, a eletrificação de sua plataforma T6 deixa mais próxima a vinda da Ranger Lightning, que já teve seu nome registrado em patentes junto com a Maverick elétrica. A montadora também está preparando dois novos SUVs que usarão a plataforma MEB da Volkswagen.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.