Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Volkswagen terá nova marca Scout para vender picape e SUV elétricos

Nome pode voltar e virar submarca focada em verículos off-road elétricos para concorrer com os Rivian

Por Bruno dos Santos 11 Maio 2022, 19h27

Ao que parece, a Volkswagen está planejando reviver o nome “Scout” como uma submarca de carros elétricos com vocação off-road. As informações são do Wall Street Journal, que ouviu fontes anônimas.

Esta submarca teria certa independência dentro do Grupo VW, com sua própria equipe de gestão, e venderia dois modelos em um primeiro momento: uma picape e um SUV.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Eles serão desenvolvidos sobre a mesma plataforma elétrica, do tipo skate, no qual o conjunto mecânico e a bateria ficam alojados no que seria o chassi do veículo, permitindo o uso de diversos tipos de carroceria. 

Além disso, o SUV será praticamente do mesmo tamanho do Volkswagen Atlas e a camionete poderá ser ainda maior que uma Amarok. Eles foram planejados totalmente com foco em off-road, com muitas características em comum com os Rivian R1T e R1S.

Segundo o Wall Street Journal, a VW planeja investir US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) nesse projeto. Porém, a Reuters diz que o investimento inicial seria de 100 milhões de euros (R$ 500 milhões). De acordo com as reportagens, esse investimento vem de fontes externas e um IPO está em andamento.

Continua após a publicidade

Esse lançamento da marca Scout, pode estar relacionado com a construção de uma nova fábrica nos Estados Unidos, então confirmaria o alto investimento. Considerando esses elementos, é uma aposta de alto risco para a VW. Mas, caso dê certo, a marca ganharia a posição em um dos maiores e mais lucrativos segmentos do mercado norte-americano.

Se a fonte estiver precisa, a administração da Volkswagen decidirá hoje, 11 de maio de 2022 se a marca verá a luz do dia ou não, sua produção deve começar por volta de 2026 e a empresa tem como meta vender cerca de 250.000 veículos por ano nos Estados Unidos.

Compartilhe essa matéria via:

Por enquanto, nada é oficial. Porém, o chefe de design do Grupo Volkswagen, Klaus Zyciora, postou dois esboços que mostram a silhueta quadrada de um SUV com quatro portas da marca Scout e uma picape em seu instagram.

Print Klaus Scout
Reprodução/Instagram

O post já foi removido mas prints circulam nas redes sociais e mostram uma legenda intrigante: “… trazer um verdadeiro ícone de volta à vida é uma tarefa desafiadora e uma grande honra. A jornada do Scout está prestes a começar.”.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês