Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Volkswagen suspende produção de Jetta e Tiguan no México

Ambos os modelos são importados da unidade mexicana para o Brasil. Paralisação acontece pela falta de chips semicondutores.

Por Guilherme Fontana 29 abr 2021, 09h40
Jetta GLI
Jetta GLI Christian Castanho/Quatro Rodas

A Volkswagen anunciou que suspenderá as atividades produtivas em sua fábrica de Puebla, no México, devido à escassez de semicondutores. A decisão impactará a produção de Jetta e Tiguan. Ambos os modelos chegam ao Brasil importados da unidade mexicana.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

De acordo com a fabricante, a linha do sedã ficará parada entre os dias 3 e 19 de maio, enquanto a do SUV deixará de operar entre 6 e 16 de maio. A produção do Taos, iniciada em fevereiro para o mercado norte-americano, não será afetada. A expectativa é de que o fornecimento dos chips continuem em ritmo reduzido nos próximos meses.

Além da pandemia da Covid-19, que deu novas prioridades aos fornecedores de chips (como a indústria de eletrônicos), a Volkswagen diz que nevascas que aconteceram no Texas, nos Estados Unidos, agravaram a escassez dos componentes. Isso porque as empresas precisaram suspender ou reduzir a produção. A falta dos semicondutores também têm causado paralisações em fábricas brasileiras.

Continua após a publicidade

VW Tiguan
Volkswagen Tiguan Christian Castanho/Quatro Rodas

No Brasil, Jetta e Tiguan só 2.0 TSI

Há alguns meses, Jetta e Tiguan deixaram de oferecer as versões de entrada equipadas com o motor 1.4 TSI de 150 cv, e agora só chegam às lojas brasileiras com motorização 2.0 turbo. São 230 cv no sedã e 220 cv no SUV.

No caso do Tiguan, o principal motivo para a descontinuação do motor menor pode ser a chegada do Taos ao Brasil, prevista para maio. Menor do que o Tiguan, o Taos será equipado com o mesmo motor 1.4 turbo e poderia gerar um conflito interno com o “irmão”. Por isso, o Tiguan segue apenas com a opção mais potente para se manter um degrau acima.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021
Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês