Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volkswagen Passat sai de linha no Brasil e encerra história de 46 anos

Restam poucas unidades do sedã alemão no estoque; Jetta GLI e Tiguan Allspace ocuparão lacuna deixada pelo modelo

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 10 ago 2020, 23h41 - Publicado em 10 ago 2020, 16h03
Se por fora parece que mudou pouco, por dentro é outro carro
Modelo saiu de linha e encerra ciclo que começou em 1974 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O Volkswagen Passat já não está mais à venda no Brasil, como bem adianta o parceiro Autos Segredos – e a culpa é da desvalorização da nossa moeda. Mas, de acordo com a marca, ainda restam algumas unidades nas lojas. Para quem ficará órfão do sedã alemão, essa talvez seja a última oportunidade…

Importado da Europa desde a década de 1990, o modelo estreou como nacional em 1974 e foi o primeiro VW refrigerado a água do país. E tivemos a segunda geração por aqui, que foi rebatizada para nosso mercado como Santana (e que sobreviveu até 2006).

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

No último comparativo para a QUATRO RODAS, em 2018, o Passat enfrentou o Toyota Camry e saiu como campeão dessa disputa ­– com destaque para o preço, que, à época, era de R$ 164.620. Com a saída, o Jetta GLI se tornou o sedã mais caro da marca.

Continua após a publicidade
Escapamento ganhou desenho trapezional
Nesta geração, o modelo estreou aqui há quase cinco anos (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Os alemães também garantem no posicionamento oficial que essa lacuna será preenchida pelas versões mais caras do SUV Tiguan Allspace, que custa de R$ 143.990 e chega aos R$ 208.590 na configuração topo de linha (com motor de 220 cv e sete lugares).

Interior traz elementos distintos da linha VW, como a forma contínua das saídas de ar
Bom acabamento e dinâmica esportiva renderam elogios nas avaliações (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Diferentemente do sedã aposentado, Jetta e Tiguan se beneficiam da produção mexicana, que permite isenção do imposto de importação. Vale lembrar que o Touareg, SUV mais caro já feito pela empresa, foi aposentado do nosso mercado no início de 2019.

Continua após a publicidade
Sedã recebeu mudanças sutis no visual no início de 2019 (Divulgação/Volkswagen)

Aliás, o Passat já estava defasado em relação à Europa havia quase dois anos, já que não recebemos a reestilização promovida no Velho Continente. Além do visual atualizado, o sedã recebeu novos equipamentos e até o sistema de condução semiautônoma.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.